O Brasil acordou neste dia 3 de agosto com 4 medalhas no peito conquistadas nas últimas 24h nas Olimpíadas de Tóquio. Grande dia para o Time Brasil! E não é só isso. Em esportes como boxe feminino e futebol masculino, já garantimos a medalha, só falta definir a cor. Confira o resumão do dia neste compilado organizado pela equipe da cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube.

Foto: Jone Roriz / COB

Vela

Madrugada de ouro na vela brasileira. Cinco anos depois do ouro na Rio 2016, Martine e Kahena fizeram o repeteco em Tóquio e conquistaram o lugar mais alto do pódio pela classe 49er FX. A dupla ficou em 3º lugar na regata final, mas à frente das adversárias diretas pelo título, as duplas holandesa e alemã. É a 19ª medalha olímpica da vela brasileira nos jogos olímpicos, a 12ª nos jogos de Tóquio.

Na final da classe mista Nacra 17, a dupla Gabriela Nicolino e Samuel Albretch encerraram o torneio olímpico em 10º lugar.

Ainda temos Fernanda e Ana disputando medalha na madrugada desta quarta-feira pela classe 470 feminino. Em 5º lugar na classificação geral, as meninas tem chance de trazer um bronze de Tóquio.

Já na 470 masculino, Henrique Haddad e Bruno Benthlem não avançaram pra final e terminaram em 16º na classificação geral.

Canoagem C2-100

Uma prova duríssima, a dupla Brasileira temos uma vez mais que os medalhistas que passaram direto das oitavas para a semifinal. Mesmo assim o desempenho foi muito bom. Esse quarto lugar representa muito, é um sinal que mesmo em condições adversas o brasileiro não desiste nunca. Por mais difícil que seja a entrega é 110%. Não veio a medalha mas veio a luta o empenho pra mudar no futuro e inspirar outras gerações. Isaquias e Jacky são heróis, encararam de igual pra igual os melhores do mundo, países que investem muito no esporte. Guerreiro da Canoagem Brasileiracsem dúvida nenhuma, não há nem espaço pra tristeza o resultado é pra celebrar.

Atletismo 400m Masculino

O grande Alison Piu é Bronze em uma corrida espetacular de 400m. Fortíssima prova com quebra de recorde mundial. Piu fez seu melhor tempo pessoal e levou trouxe mais uma medalha para o Brasil. Mais que merecido, nasce uma estrela do atletismo brasileiro. Sem pensar que com mais investimento podemos multiplicar Alisons e tornar o Brasil cada vez mais forte. Vai que essa é tua e ninguém tira. Sensacional Piu!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NINJA E.C (@ninjaesporteclube)

Atletismo 400m Feminino

Tifani começou bem agressiva na prova mas perdeu um pouco o ritmo mais pro fim chegando em 5° sua performance não foi suficiente para avançar. 1 segundo faz toda diferença. O desempenho da brasileira foi bom. O que poderia ser feito pelo país é investir pesado no atletismo.

Salto triplo masculino

Nenhum brasileiro avançou na prova. Difícil para um país que teve já nomes lendários nessa prova. Da mesma forma, os atletas brasileiros estão de parabéns pela garra em um país que deixa muito a desejar em matéria de investimento e infraestrutura.

Corrida 1500m rasos

Thiago, que já não tinha corrido bem os 800m, não correu bem os 1500 e não avança às semifinais. Ele fechou em tempo 3’47″41s. Em entrevista ele falou que estava feliz, que agora é levantar a cabeça pro novo ciclo. A prova foi tumultuada com dois tombos, o brasileiro teve que desviar também pra não cair. Outra peculiaridade foi que Thiago foi obrigado a ficar isolado antes da prova por ter suspeita de contato em um voo com um atleta contaminado por Covid. Além de treino e dedicação existem ainda fatores extras a serem superados, pra completar o quadro chovia bastante na hora da prova. Que venha os novos ciclos parabéns André!

Salto com vara masculino

Thiago desbancou o favorito francês Lavillenie na Rio 16, que ficou em 4º lugar em Tóquio, e garantiu uma medalha de bronze ao Brasil. Era um azarão, agora é medalhista olímpico pela segunda vez. Um dos únicos do mundo a saltar mais de 6 metros, Thiago já é parte do Panteão Olímpico. O atletismo no Brasil é grande!

Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br

Arremesso de peso masculino

Darlan Romani consegue o lançamento para a classificação e avança para final! O brasileiro, terceiro do ranking mundial, vem de recuperação de lesão, mas segue como grande nome na disputa por medalhas. A final é amanhã à noite.

Corrida 110m com barreiras masculino

Mais uma semifinal para o Brasil. Gabriel Constantino e Rafael Pereira avançam no 110m com barreiras e estão perto do pódio.

Lançamento de dardo feminino

Jucilene Lima terminou em 6° na sua bateria no lançamento de dardos. Paraibana, filha de Ogum, é recordista brasileira desta modaliddae e, para estar em Tóquio, superou uma lesão grave na costela, após estar afastada por quase 5 anos. A cearense Laila Ferrer, nossa 2ª representante na prova é nada mais nada menos que bicampeã sul-americana e sete vezes campeã brasileira.

Infelizmente, nenhuma delas segue na competição, mas depois desta noite, sabemos que temos grandes inpirações para futuras gerações de atletas – e antres disso, grandes esperanças para Paris 2024. Bora pra cima manas!

Corrida 400m rasos feminino

Já na corrida 400m rasos, mas igualmente impressionante, está Tiffani Mariho, mulher negra, lésbica e vice-campeã mundial 2021 e 5 vezes campeã brasileira. Infelizmente, também não conseguiu se classificar pra prova.

Boxe peso pesado masculino

Semifinal dos pesados, por decisão dos juízes levou o cubano contra o brasileiro no boxe peso pesado. Abner Teixeira fez uma boa luta mas o adversário era embasado demais. Luta dificílima que se confirmou. Independente do resultado Abner deu 110% no combate e elevou o nível do boxe brasileiro ao conquistar o bronze. Inspiração para muitos garotos e garotas de projetos sociais que dão oportunidades de um futuro no esporte a jovens em todo país. Exemplo de modalidade que cresce gerando resultados e desenvolvimento social. Muito obrigado Abner pela entrega!

Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Boxe Peso Leve feminino

Beatriz Ferreira entrou no ringue focada em fazer história. Mão pesada, campeã mundial foi pra cima da atleta do Uzbequistão e dominou a luta desde ou primeiros segundos até o fim. Sobrou na luta mas não pela fragilidade da adversária mas sim pelo seu nível de boxe que é altíssimo. Beatriz variou altura, atacou a cabeça a linha de cintura alterou golpes e não deu nenhuma chance a oponente. Resultado unânime dos juízes pela Vitória da Beatriz Ferreira que passa garante o bronze e ainda pode ganhar o ouro.

Boxe peso leve masculino

A missão era braba, Cuba tem uma tradição fortíssima no Boxe mundial. Wanderson entrou no Ringue querendo escrever seu nome na história mas Andy Cruz é um lutador muito bom. Não faltou garra, técnica e até mesmo estilo foi um combate muito intenso. Vindo de projeto social e chegando em uma olimpíada Wanderson Shuga está de parabéns e merece todo respeito. A decisão dos juízes foi dividida a favor do lutador cubano, que segue na competição. Wanderson sai em pé de cabeça erguida e tendo a certeza que o caminho está certo. Parabéns pelo desempenho, o futuro é todo teu.

Luta Olímpica

A brasileira Laís Nunes foi superada pela búlgara Taybe Yusein por 4 a 1 nas oitavas de final da categoria até 62 kg no estilo livre do wrestling na Olimpíada de Tóquio (Japão). A luta foi disputada na noite desta segunda-feira (2) no Centro de Convenções Makuhari Messe. Obrigado Laís Nunes, assim como sua personagem favorito de Naruto, o Quarto (Yondaime) Hokage, você foi gigante!

Ginástica Artística – Trave Feminino

Em uma série de dificuldade alta, Flávia Saraiva representou muito bem o Brasil. Infelizmente a ginasta teve uma queda no início da série, garantindo 13.133, mas já mandou super bem vindo para a apresentação na trave, depois da torção no tornozelo. Nossa pequena gigante se despediu hoje dos Jogos Olímpicos. Flávia Saraiva segue entre as 8 melhores ginastas do mundo no aparelho nestas Olimpíadas.

Com muito carisma e graciosidade, Flavinha tem sido uma referência importantíssima para todas as ginastas do Brasil. Exemplo de dedicação, foco e muita garra, a ginasta brasileira encerra muito bem a jornada da ginástica artística do Brasil! Lembrando que a Flavinha torceu o tornozelo nas classificatórias e fez de tudo pra poder participar da disputa de hoje!

Hipismo – Saltos Individual

Mais uma final pra conta nesse dia olímpico em Tóquio. O brasileiro Yuri Mansur e seu cavalo QH Alfons Santo Antonio zeraram com 86s74 o percurso com saltos e se classificaram para a final, que será disputada amanhã (4). Marlon Zanotelli também disputava na modalidade, mas cometeu falta e perdeu a vaga.

Vôlei de quadra masculino

Brasil avança para as semifinais após derrotar os donos da casa. Na madrugada desta terça-feira, o Brasil enfrentou a seleção japonesa vencendo por 3 sets a 0 em parciais de 25×20/ 25×22/ 25×20. No primeiro set a equipe japonesa mostrou empenho e habilidade na defesa tendo destaque a atuação do oposto Yugi Nishida que jogou muito bem. Já no segundo set a equipe brasileira aproveitou bem o contra-ataque apostando em bolas altas e aproveitando os erros de saque dos japoneses.

O Brasil veio com tudo para o terceiro set continuando com pancadas do ponteiro Leal, maior pontuador do jogo, ataques brilhantes do ponteiro Lucarelli e atuação belíssima do oposto Wallace. O destaque da partida, na opinião popular, foi o líbero Thales que vem crescendo muito e elevando seu nível de jogo, efetuando defesas belíssimas e pegando bolas quase impossíveis. Agora encontraremos na semi final com a equipe do Comitê Olímpico Russo, equipe que não será nada fácil para o Brasil. Avante!

Volei de praia feminino

Acabou a disputa pelo pódio da dupla Ana Patrícia e Rebeca no vôlei de praia feminino. As brasileiras enfrentaram as suíças Vergé-Déprŕ e Heidrich num confronto disputado ponto a ponto. A dupla suíça levou o primeiro set a 21×19, aproveitando bem o ataque e quebrando a defesa. Já o segundo set as brasileiras entregaram tudo, protagonizando lindos rallys e deixando as adversárias no sufoco. Brasil 21×18 Suíça. A decisão foi disputada no tie-break que foi contou com uma atuação incrível das suíças e uma garra espetacular das brasileiras que lutaram até o fim, mas não conseguiram virar o placar perdendo o set por 15×12. Vocês foram maravilhosas, Rebeca e Ana Patrícia, acreditem!

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Futebol masculino

Estamos na final do futebol masculino! Brasil vence forte seleção mexicana nos pênaltis e está a uma vitória do segundo ouro olímpico do futebol masculino

Que sofrência! Depois de um jogo muito truncado e sem gols em 120 minutos, o Brasil se classifica para a sua terceira final olímpica consecutiva e está a um passo do bi olímpico.

Primeiro Tempo

Num primeiro tempo equilibrado, mas com superioridade brasileira, o time de Jardine sentiu falta do atacante Matheus Cunha, que saiu lesionado no jogo contra o Egito. Com maior posse de bola e volume de jogo, criou boas chances pelo lado esquerdo com Guilherme Arana e Claudinho. Daniel Alves e Antony também obrigaram o experiente goleiro Ochoa a fazer boas defesas.Mas no final da primeira etapa, duas chances claras de gol para o México fizeram o Brasil agradecer por ir para o intervalo sem sofrer gols.

Segundo Tempo

Sem alterações na escalação, o Brasil voltou para um segundo tempo disputado, mas com poucas chances de gol. O destaque negativo foi para o árbitro búlgaro Georgi Kabakov, que não coibiu os lances mais violentos e deixou o jogo correr demais, comprometendo o espetáculo. A exceção foi a cabeçada estilosa de Richarlison na trave, que por muito pouco não abriu o placar. As entradas de Martinelli no lugar de Paulinho – que não foi bem – e de Reinier no lugar de Claudinho, não surtiram efeito e o nervosismo com a passagem do tempo e a proximidade da prorrogação eram nítidos.

Prorrogação

Malcom no lugar de Antony e Matheus Henrique na vaga de Douglas Luiz, tentaram evitar os pênaltis, mas o nervosismo e o medo de errar com tão pouco tempo de reação, fizeram com que a temática do tempo extra fosse a mesma dos 90 minutos. Muita vontade e pouca bola por parte das duas seleções. 0X0 e decisão por pênaltis, pra acordar de vez o torcedor brasileiro.

Pênaltis

Na hora da verdade, brilhou mais a estrela do goleiro Santos do que a do ótimo Ochoa, que já havia fechado o gol contra o Brasil em 2014, mas não teve a mesma sorte hoje. Com uma defesa na primeira cobrança mexicana e outra bola na trave, o Brasil abriu vantagem e fechou a disputa na quarta cobrança com Reinier, fechando a série em 4×1 e levando o futebol masculino brasileiro a mais uma disputa de medalha de ouro!

Agora é aguardar o vencedor do confronto entre Espanha e Japão na outra semifinal, e tentar uma melhor sorte no tempo normal pra dar descanso aos nervos da insone torcida no Brasil. Falta um!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada