Quando comecei a ler “A trégua”, muitas pessoas vieram me falar que eu leria um dos melhores livros da minha vida. Eu confesso que achei um pouco de exagero no começo, mas agora tenho a certeza de que subestimei a opinião dos meus amigos.

“Em geral, precisa-se de bastante coragem (um tipo especial de coragem) para manter-se em equilíbrio, mas não se pode evitar que aos outros isso pareça uma demonstração de covardia. E o tédio, hoje em dia, é uma grande desvantagem em geral as pessoas não perdoam.”

“Conheci” Mario Benedetti, uruguaio, na militância. As místicas sempre eram embaladas com um poema dele. Ali já tinha me apaixonado por sua escrita.

“A trégua”, que tem mais de 130 edições, foi traduzido para 23 idiomas e chegou às livrarias em 1960, é parte desse desbravar a América Latina e conhecer nossos companheiros de outra forma. Passei boa parte do livro esperando um teor mais político, o momento em que Martín iria organizar os trabalhadores e fazer a luta política por melhorias salariais. Mas ele não chegava e eu desisti. Deixei que o livro me levasse e fui obrigada a mudar minhas expectativas.

Benedetti conta a história de Martín Santomé que, com a proximidade da aposentadoria, começa a se questionar o que irá fazer dali pra frente. Em forma de diário, ele resolve narrar sua vida dia após dia.

“Se um dia eu me suicidar, será num domingo. É o dia mais desalentador, mais sem graça. Quem me dera ficar na cama até tarde, pelo menos até às nove ou às dez, mas às seis e meia acordo sozinho e já não consigo pregar o olho. Às vezes penso o que farei quando toda a minha vida for domingo.”

Martín era o “modelo de cidadão” da família tradicional . Branco, homem, classe média, viúvo, três filhos, homofóbico, machista, que perdeu a possibilidade de se transformar e que reflexo da sociedade em que vive: hipócrita. Uma sociedade que se diz moderna, mas que não consegue superar e enfrenta seu próprio conservadorismo.

Nesse momento preparatório para sua aposentadoria, ele se confronta com o amor novamente. Se apaixona por uma colega de trabalho: Laura Avellaneda, no primeiro momento, soa como uma trégua na vida dele.

A diferença de idade entre eles incomoda Martín. Laura acaba vivendo com Martín um relacionamento abusivo. Mas o livro não é uma história de amor. É uma verdadeira e necessária crítica social. É uma crítica baseada em elementos cotidianos.

 

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”