É estarrecedor a lista de detratores produzida pelo Governo a cargo de uma empresa de Comunicação terceirizada, conforme revelado na última semana. Entre parlamentares de oposição, passando por influenciadores digitais e jornalistas, mais de 100 pessoas constam no documento que mais parece um relatório do SNI da brutal década de 70 do que um mero clipping jornalístico doméstico.

O valor do negócio, segundo o contrato público, é aparentemente baixo: R$ 36 mil, dentro de um montante de R$ 2,7 milhões. Mas as sombras da dúvida que pairam sob seu valor de função são incalculáveis. Para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, se interessaria numa lista que dita quem critica ou não o Governo? Talvez a resposta esteja no que ocorreu nas últimas semanas. Afinal, o bolsonarismo não dorme quando o assunto é perseguir e difamar seus opositores com as mais variáveis e criminosas fake news.

Em menos de 24 horas que um dos “detratores”, o economista Eduardo Moreira, se movimentou para denunciar a listagem em suas redes, mensagens anônimas contra sua família começaram a surgir. Seus pais chegaram a receber pedido de dinheiro e assédio moral. Como se sabe, Eduardo é um dos nomes mais fortes contra o desmonte previdenciário de Guedes e sua turma extremista.

Num passado não tão distante, outro “detrator”, o blogueiro Felipe Neto, teve seu nome alinhado à pedofilia através de uma chuva digital orquestrada pelo conhecido “Gabinete do Ódio”. O influenciador, que critica diariamente o Governo – e corretamente – precisou ir ao Jornal Nacional, da TV Globo, fazer o contraponto público.

Sabemos como o bolsonarismo age no submundo digital. Sem escrúpulos ou honestidade alguma com os fatos, espalham fake news mirando seus adversários. E essa lista pode ser parte, sim, desse modus operandi bolsonarista.

A integridade física e moral dos relacionados e suas famílias estão ameaçados em movimentos como esse. E pior, amparados pelo Estado brasileiro. É por isso que começamos a coletar assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Deputados que investigue os envolvidos e descubra até onde essa lista permitiu ir. A mando de quem? E quem teve acesso? E por que? Há muito o que se descobrir.

Não se pode cruzar os braços diante de qualquer evidência de rasgo democrático. Como se sabe, esse Governo está sujeito a tudo quando o assunto é destruir nosso futuro e todos aqueles que o tentam impedir. CPI JÁ!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada