“As pessoas por uma série de razões tem cada vez mais deixado de participar da vida pública e da política, então eu acho que o primeiro passo é garantir e estimular essa participação popular e, a partir disso, poder formular políticas públicas e aprovar uma legislação que contribua para mudar a vida das pessoas.” – Djalma Nery é professor da rede pública estadual de ensino, possui graduação em Ciências Sociais, tem experiência na área de educação, com ênfase em educação popular e ambiental, é mestre em ciências pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada e está candidato à vereador em São Carlos.

Idealizador da Associação Veracidade, entidade ambientalista formada no ano de 2012, com o objetivo de transformar a realidade urbana a partir da permacultura, agroecologia, educação ambiental crítica e economia solidária, apontando para a construção de sociedades sustentáveis através de ações que promovem o acesso às necessidades materiais básicas à vida humana, Nery entende a importância do desenvolvimento de políticas públicas que tratem desse tema: “A questão dos resíduos, São Carlos gera 200 toneladas de resíduos por dia e 100 delas são orgânicas e poderiam ir para compostagem ao invés de aterro sanitário, economizando recursos.” Sublinha o candidato mostrando que é possível pensar a cidade de maneira diferente..

“Venho me dedicando a pensar políticas públicas nos últimos 10 anos e eu sei que eu posso colaborar como uma das pessoas que vão contribuir para esse processo de transformação da realidade.” 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Djalma Nery (@djalmaneryneto) em


Além de Djalma Nery, a chapa é composta por Evandro Paschoalino que está mestrando em linguística, é assessor de comunicação e professor de redação. Gabriela Garcia é cozinheira autônoma, organizadora de feiras e oficineira. Edneide Brasil é graduada em ciências biológicas e mestra em ciências de alimentos. Helen Catarina é estudante de filosofia, militante dos movimentos negros e feministas. Caio Henrique é professor de história da rede municipal, passou por cargos na Secretaria Municipal de educação, é mestre em educação e professor eventual da rede estadual. Wesley Nascimento está graduando em tradução e interpretação de Libras/Português. Adilson Marques trabalhou como animador cultural no SESC, com educação de idosos, é autor de 53 livros, atua em vários coletivos na cidade, entre eles, o Coletivo Librum. Dante Cieto é sociólogo, pedagogo, trabalhou em cooperativas de ensino como coordenador pedagógico na ultima década e em 2020 iniciou um projeto com a criação de uma empresa de produção e comercialização de alimentos naturais. Ludmila Tozetti é negra, lésbica, estudou ecologia, trabalhou com educação ambiental e restauração da caatinga, atualmente cursa graduação em gestão e analise ambiental e está a frente de uma ONG chamada Cidade Aracy. Lidia Moura é gestora e analista ambiental, mestra em ciências e doutorando em ciências com enfoque em controle de Aedes Egypyti, foi professora do cursinho comunitário AFSCar e atuou em diversos projetos de divulgação científica.

 

A proposta da chapa, além de fazer uma defesa plural e responsável do meio ambiente, é também pensar mecanismo para a geração de renda e de redução do impacto ambiental gerado pelo “progresso”, sem pensar na sustentabilidade, no município. A construção de uma chapa coletiva, que discuta de maneira ampla e descentralizada propostas e projetos para uma cidade inclusiva e sustentável é um ponto estrutural para enfrentar os interesses daqueles que querem concentrar a riqueza para poucos. O projeto coletivo, além de fomentar  um modelo participativo na política, faz com que candidaturas ganhem mais força, mais representatividade e mais capacidade de interferência nos projetos e políticas públicas da cidade.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”