“Eu nasci 1976 em plena ditadura militar, meu pai estava preso, meu avô morto e a minha avó exilada. Não houve um primeiro dia de luta. Já nasci imersa numa situação de país bastante singular.”

É assim que Maria Marighella inicia a sua militância na vida, tendo como avô Carlos Marighella, um dos principais inimigos da Ditadura Militar e nascendo numa situação onde a democracia no Brasil estava gravemente fragilizada e ferida. Não é de hoje que compreende a importância de valorizar a luta e também não é de hoje que o sobrenome Mariguella é sinônimo de luta contra a retirada de direitos da classe trabalhadora.

Maria Mariguella se formou em Artes Cênicas com foco em interpretação teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo trabalhado com gestão pública desde 2012, assumindo papéis como a coordenação de teatros no Estado e participado do Conselho Nacional da Política Nacional das Artes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Maria Marighella (@mariamarighella) em

Mariguella compreendeu com mais profundidade, principalmente depois do dia 17 de abril de 2016, quando retiraram a Presidenta Dilma, uma mulher eleita democraticamente, do poder executivo, que o Brasil não estava bem. Junto aos ataques, ao crescimento dos casos de feminicídio, da retirada de direitos, da violência contra o povo preto. Uma onda conservadora que ameaça a nossa existência e nos impulsiona a fazer um enfrentamento institucional e principalmente nas ruas contra esses ataques.

“Acredito no feminismo ao lado da luta antirracista, são as duas lutas mais urgentes e mais radicais no enfrentamento as crises e as injustiças vigentes na nossa sociedade.”

Lutar por mais mulheres ocupando espaços de poder, na defesa da cultura popular, atuando contra o machismo que mata, são características presentes na luta cotidiana de Maria Mariguella. Sua candidatura representa um passo importante para fortalecer os aspectos democráticos, para avançarmos enquanto seres políticos e caminhar em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Garantir a participação do povo, a representação das mulheres e uma cultura libertária são estruturas fundamentais para fortalecermos a luta contra o retrocesso. 

Acesse Campanha de Mulher e conheça candidatas incríveis em todo o Brasil.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada