Professora e mãe,  feminista e socialista, a candidata de Fortaleza Anna Karina é mulher de pulso. Já disputou Senado e fala abertamente sobre a descriminalização da maconha. Sua principal frente de trabalho é a educação. Como professora da rede pública defende a democratização do acesso à educação de qualidade, a começar pelas creches em tempo integral para todas as crianças da capital cearense.

O Ceará ocupa hoje o péssimo posto de segundo estado do país com maior número de feminicídios, com mulheres pretas, pobres e das periferias sendo as principais vítimas. Por isso lutar por políticas públicas de segurança, saúde, emprego, renda e proteção social que garantam à mulher o pleno direito sobre sua vida e seu corpo deve ser prioridade e uma cultura a ser ampliada.

“Só pra se ter uma ideia, aqui temos uma Câmara com 43 cadeiras onde apenas 6 são mulheres. É muito pouco pra representar a maioria. A cidade voltada para as mulheres é uma cidade voltada para o cuidado, onde a mulher possa andar na rua sem medo de ser estuprada ou violentada. “

Lembrando o nome de Fortaleza, sinônimo feminino, tanto no gênero quanto em seu atributo. Com maioria da população sendo mãe e trabalhadora, essa representatividade tem de refletir explicitamente no Poder Legislativo, reduzindo a diferença com homens. E Anna Karina aposta no cuidado como política pública para transformar a realidade a partir das periferias.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Feliz dia das crianças e que o futuro seja feminista! #diadascrianças #12deoutubro #TôComKarina #AnnaKarina50505 #PSOL #fortaleza #eleicoes2020

Uma publicação compartilhada por Anna Karina PSOL 50505 💪 (@annakarinapsol) em

O feminismo é além de sua luta a forma como encara e vê o mundo, pensando sempre numa mandata que privilegie a maior parte da população em detrimento das elites. Em sua visão é possível ver os sintomas do perfil dos governantes e legisladores no cotidiano da cidade. Um pensamento machista de muito asfalto, muito carro, muita violência, defendendo mais armas.

“Estamos cansadas de ver cidades governadas por homens podres de ricos,  se utilizando da política pra ficarem cada vez mais ricos.”

A tônica de sua campanha é a esperança. Apesar da atual conjuntura Anna contradita fascistas e anti-democráticos num levante feminista em Fortaleza. Sua intenção é mostrar para as pessoas que é possível mudar. “As urnas não definem tudo. As ruas estão fazendo a diferença”, pontua ao comentar sobre o último resultado eleitoral, quando as urnas interromperam um projeto de país para todes.

“Fortaleza tem muito mais que 10 mil mulheres feministas e homens que apoiam. Vamos mostrar isso nas urnas com muita força.”

Acesse Campanha de Mulher e conheça candidatas incríveis em todo o Brasil.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Renata Souza

Abril Verde: mês dedicado a luta contra o racismo religioso

Jorgetânia Ferreira

Carta a Mani – sobre Davi, amor e patriarcado

Moara Saboia

Na defesa das estatais: A Luta pela Soberania Popular em Minas Gerais

Dríade Aguiar

'Rivais' mostra que tênis a três é bom

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

André Menezes

“O que me move são as utopias”, diz a multiartista Elisa Lucinda

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos