Texto do TransPoeta Caio Ciríaco Lima e do morador da Casa Transvivência Nicolas Robin Jacinto

O atual cenário em que vivemos, onde a crise econômica assola o país e deixa milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, atinge cruelmente pessoas transvestigêneres que já se encontram em uma situação de vulnerabilidade histórica. São corpos oprimidos diariamente pelo sistema, que nos ataca e nos mata todos os dias. Pessoas que sofrem com a negação de afeto e muitas vezes com o abandono familiar.

Dentro deste cenário, nós da Casa Transvivência fomos impactados da pior maneira possível com a pandemia. Artistas na noite que tinham na arte a sua forma de sustento e sobrevivência tiveram sua agenda de eventos cancelada, outros perderam seus empregados e nos vimos completamente desamparados e a mercê do acaso, contando com o auxílio emergencial que não contemplou a todos. Unimo-nos para buscar sobreviver ao caos que nos encontramos, buscando juntos se fortalecer e continuar resistindo.

Pela nossa consciência de coletividade e sabendo que a população trans é a mais afetada com tudo isso, não poderíamos nos ausentar em ajudar a nossa comunidade e que assim como o nosso afeto, o nosso lar mesmo que singelo também deve ser aberto aos nossos. Mas um projeto não se faz somente de boas intenções, e a Casa Transvivência vem passando por muitas dificuldades, além de morarmos em uma região periférica e estarmos desempregados, há problemas de abastecimento de água, falta de matérias para o projeto e estudos, pois os moradores também são estudantes. E uma forma de rentabilidade para que a Casa seja autossustentável e proporcione autonomia aos moradores com um trabalho justo e digno. A Casa vem se mantendo com doações em dinheiro e de cestas básicas, e rifas com sorteio de material artístico. Através dessas doações e de parcerias a Casa tem conseguido contemplar outras famílias que nesse momento também dependem e são abraçadas pelo nosso projeto.

A Casa Transvivência precisa muito do apoio de todes, pois recentemente sofreu um aviso de despejo, e precisa encontrar o mais rápido possível um novo espaço. Criamos uma vakinha que visa proporcionar um novo espaço com as condições necessárias para que este projeto cresça e se auto sustente. Parte do projeto visa criar oficinas artísticas, produção e comercialização de marmitas como forma de rentabilidade, uma biblioteca aberta para a comunidade e grupos de estudos e rodas de conversa, além do acolhimento psicológico e rede de afeto.

Sua ajuda é extremamente importante e fundamental para que sigamos fortalecides!

FAÇA SUA DOAÇÃO E AJUDE A CASA TRANSVIVÊNCIA!

Link da vakinha: https://abacashi.com/p/salve-a-casa-transvivencia

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada