A molecada da Ceilândia atacou de novo

Foto: Henrique Correia

— Felipe Qualquer
[email protected]

Os anos 2000 chegaram com uma nova e potente geração dedicada ao RAP no solo mais relevante para o movimento no centro do Brasil. Murica é um dos expoentes, cria das batalhas do Relógio – em Taguatinga – e do Museu – em Brasília – e destaque no Youtube como ‘rapper da métrica mais doida’, deixou pra trás as centenas de plays no freestyle para acumular milhões em seu primeiro álbum solo ‘Fome’. Agora, vem o segundo ato, o inédito ‘Sede’ lançado em primeira mão no S.O.M, o Sistema Operacional da Música. Com produção de MK e participações de PRS o Peres, MAT e PG 400 a mixtape é a evolução do rapper como poeta e ser humano.

Viela 17, Liberdade Condicional, Guind’Art 121, Tropa de Elite e DJ Jamaika são só alguns dos nomes que fizeram história no Rap da Ceilândia, periferia do Distrito Federal. Cidade que tem como origem um programa de erradicação de invasões na capital do poder. E as novas gerações não estão decepcionando. Entre os nomes está o Puro Suco, coletivo de PRS , MK e criativos da música, produção e comunicação, do qual faz parte Murica. Juntos lançaram em 2019 o primeiro álbum ‘Rataria Popular Brasileira’, além de singles e clipes como ‘Cascavel’ chegando a meio milhão de views.

O diálogo entre os beats do MK que passeiam pelo Jazz e R&B com alma de boombap, timbres brilhantes, ambiência clássica e bass cheio de personalidade, com as histórias e profecias do jovem Murica, entram suave como um anel de cigano no dedo. Um álbum inédito com 10 faixas que expressam uma virada de chave na história do compositor. Se ‘Fome’ foi o retrato da infância cheia das ausências e vontades mil, ‘Sede’ representa a necessidade de dignidade, de ter o mínimo. Do lugar de onde crianças que mal tem saneamento básico (quase metade da população de acordo com o Instituto Trata Brasil) e são forçadas a estudar online. Gente sedenta de futuro, mas que precisa matar a fome pra continuar sonhando.

“O plano foi dar aquele tom elegante, clássico, de terno e gravata. Música feita diretamente da 3 da Ceilândia pra aguçar os sentidos, com efeitos que provocam o sensorial com um som jazzístico que mostra nossa vivência, criando nossa onda”, falou MK por telefone com a Ninja.

A poética é resultado natural do crescimento de Murica que ganhou relevância nacional nos últimos dois anos chamando a atenção de gênios como Rapadura, Marcelo D2 e Japão. Transitando entre as sinuosas diferenças sociais do Distrito conheceu a vida digna, contas pagas, comida na mesa, condições mínimas de saúde. A obra é um mantra pela abundância, a primeira vez em que o artista fala abertamente em dinheiro.

Com a cabeça pensando no último volume, cheio de referências, o álbum pode evocar Racionais citando Renato Russo, andar no Opalão azul e até se inspirar em Elis Regina nos 20 anos Blue. Na literatura o crítico socialista do início do século XX Antonio Candido empresta alguns pensamentos. ‘Enquanto houver tanta desigualdade, a literatura sempre será um artigo de luxo, uma espécie de bolsa Louis Vuitton feita para o desfrute de uma elite incapaz de democratizar a leitura e a instrução’, diria se visse a persistência desse pensamento em pleno XXI.

As ideias de Murica passam longe do individualismo capitalista “Porque o mais malandro dos malandros era simples, sempre coletivo”, canta. O álbum que foi pensado por completo ganha logo menos um documentário e clipes para as faixas de destaque.

Ouça também Fome:

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”