Uma conversa com  Katiúcha Watuze, do @coletivopretaria, sobre a alienação dos brancos diante da brancocracia e da branquitude no ambiente acadêmico. Muitos professores e intelectuais brancos não entenderam que as lutas antirracistas exigem novos engajamentos. Sim, existe um incômodo entre intelectuais brancos em um cenário em que negros e negras protagonizam. Sim, uma parte dos brancos é alienada da sua cor e não gostam de ser racializados.

Esquecem que o racismo é um problema nosso! Um problema criado pelos brancos! Só tem uma saída: deixar de ser alienado da sua própria condição, empatia e luta.

Confira a conversa completa no Instagram do Coletivo Pretaria:

 

View this post on Instagram

 

QUEM TEM MEDO DE SER ANTIRRACISTA? . QUARENTENERS E INSTAGRAMERS: VAI TER LIVE PRETARIA! 📺🎉👏🏿👏🏿👏🏿 . Nessa live, nossa Diretora de Integração de Núcleos Katiúcha Watuze (@pretacomunicologa) bate um papo com Ivana Bentes ( @ivanabentes ), professora e pesquisadora do Programa da Pós-graduação em Comunicação da UFRJ. . A ideia é estabelecer linha direta com a branquidade/branquitude para conhecer as reflexões e as ações concretas da categoria para debelar o racismo, esse sofisticado sistema que estrutura as relações sociais, políticas e econômicas, desumanizando, objetificando, determinando lugares de subalternidade a negres, permitindo, assim, o avanço necropolítico e necroliberal: a matabilidade de corpes pretes no Brasil e no mundo. . “POR QUE AS MORTES DE PESSOAS NEGRAS NÃO CAUSAM UMA CRISE ÉTICA?” (Denise Ferreira da Silva) . Trata-se de MEDO tornar-se ANTIRRACISTA na contemporaneidade? Para essa e outras dimensões, abriremos diálogos com branques reconhecidamente antirracistas como forma de entender a resistência histórica ao antirracismo e de possíveis estratégias que a branquidade aliada pode utilizar em defesa da dignidade e da vida de pretes. . NÃO PERCA! Se liga no serviço: . LIVE PRETARIA: Katiúcha Watuze com Ivana Bentes . REALIZADA NO INSTAGRAM DO COLETIVO PRETARIA – 01/07, ÀS 20h! . #PretariaOrg #ColetivoPretaria #ColunistasPretaria #Live #LivePretaria #Comunicação #ComunicaçãoInterseccional #ComunicaçãoAntirracista #ComunicaçãoCidadã #Antirracistas #QuemTemMedoDeSerAntirracista #Antirracismo #Antirracista #sepuderfiqueemcasa

A post shared by Coletivo Pretaria (@coletivopretaria) on

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada