Ser negra ou negro é algo plural, não existe uma única forma e não falamos as mesmas coisas. O racismo, o machismo, a lgbtofobia e a gordofobia são opressões que passam por nossas vidas independente da área que estamos atuando. 

Por isso é necessário, principalmente a branquitude, entender e aceitar a pluralidade das existências negras. Sendo assim, fiz uma lista com indicação de dez pessoas negras que estão construindo novas narrativas em diversas áreas de atuação: desde o humor, passando pela pluralidade estética até o jornalismo investigativo. Pega a visão!

1- Sapas Gordas 

Criado por  Milly Costa, uma sapatão gorda, desinfluencer digital, multimilitante subversiva e candomblecista. O perfil Sapas Gordas no Instagram, surge para trazer a revolução estética, enaltecendo a pluralidade de corpos de lésbicas gordas em diversas situações.

2- Giovanna Heliodoro (TransPreta)

Giovana Heliodoro, é uma mulher trans, afrotansfeminista, artivista, historiadora, pesquisadora e apresentadora. Em seu canal no Youtube e no Instagram, Giovana compartilha suas vivências trans, debate questões de gênero, sexualidade, questões sociais e raciais.

3- Jhonathan Marques 

Jhonatan Marques é um humorista da Zona Leste de São Paulo. Em seu perfil do Instagram, ele faz vídeos de humor com temas ligados ao cotidiano de pessoas negras e da periferia.

4-Juliana Gonçalves 

Juliana Gonçalves é jornalista, mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ, diretora de redes sociais do Intercept Brasil e integra o coletivo Minas da BXD. Em seu perfil no instagram, ela aborda temas jornalísticos relacionados a mulheres negras, movimentos sociais e política.

5- Théo S.

Théo S. é um homem trans negro, transativista, ativista do movimento negro, do movimento LGBTI+ Interseccional, escritor, palestrante e estudante de Serviço Social. No seu perfil do Instagram, Théo fala sobre suas vivências enquanto homem trans negro. Também administra a página Portal Transgênero Br.

6- Luana Carvalho

Luana Carvalho é uma mulher negra, gorda, idealizadora do Carnaval sem Gordofobia. Em seu perfil no Instagram, Luana aborda suas vivências enquanto mulher negra e gorda, liberdade corporal, reflexões e gordoativismo.

7- Liv Teodoro

Liv Teodoro é historiadora, criadora de conteúdo, idealizadora do WikiPreta(Raça e Gênero) e integrante do Clube Blogueiras Negras, um projeto voltado para apoiar o trabalho de blogueiras negras de vários estados do Brasil.

8- Bah Lutz

Bárbara Aguilar, é palestrante, professora, liderança negra acelerada pelo Fundo Baobá, designer, vocalista da banda Bertha Luz, fundadora do KilomboTech, preta, gorda e sapatão.

9-  Thamirys Borsan 

Thamirys Borsan é uma mulher negra e humorista da Zona Norte do Rio de Janeiro. Em seu Instagram, Thamirys produz vídeos de humor de situações da vida cotidiana dos cariocas suburbanos: desde perde o metrô até os enfrentamentos a violência promovidas pelos agentes do Estado.

10- Nathalia Braga

A Youtuber Nathalia Braga, é a rainha do #Afrodeboche, jornalista do Intercept Brasil e podcaster do Influência Negra. Em seu canal no Youtube, Nathalia entrevista personalidades diversas, fala sobre estética e traz excelente reflexões. Tudo isso sem perder o seu afro deboche.

Citei aqui apenas alguns exemplos de pessoas negras que estão por aí resistindo e construindo outras possibilidades de existência para nós. Para mim, construir novos horizontes também é um ato revolucionário. Convido vocês para deixarem nos comentários mais sugestões! Vamos seguindo, avante!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Na defesa da vida e no combate ao veneno, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos completa 13 anos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”

Bella Gonçalves

As periferias no centro do orçamento das cidades

Márcio Santilli

Desintegração latino-americana