Mesmo descrito como um “monstro”, Babu é um dos sujeitos mais humanos, sensíveis e gentis do Big Brother Brasil 2020.

Desde menino, me vejo como um homem preto e, desde muito pequeno, idolatro outras pessoas como eu. Primeiro, como não podia ser diferente, eram os jogadores de futebol. Amava ver Alex, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, todos marcados pela genialidade, drible, inteligência.

Mas não me encantava só pelos craques dos gramados. Lembro de na escola fazer um trabalho sobre Martin Luther King e de me emocionar ao ler seus discursos. Lembro de me encantar com Malcolm X, um homem preto que não abaixava a cabeça para o supremacismo branco.

Confesso que quando pequeno não me incomodava, pelo menos de uma maneira consciente, a ausência de algumas figuras paternas pretas nas famílias do meu entorno ou mesmo as periféricas de modo geral, nem mesmo as mancadas desses caras com as mulheres. É assim que a gente cresce, né? Conforme o tempo foi passando e comecei a entender que ser preto não é uma condição apenas biológica, mas principalmente social, passei a rever muitas coisas.

Fico chateado quando vejo um homem preto reproduzindo, de maneira grosseira, alguma violência, sobretudo contra a nossa comunidade. Fico chateado quando percebo ou me apontam que cometi, mesmo sem saber, alguma violência, em especial contra nosso povo.

Por isso, passei a idolatrar cada vez mais figuras pretas masculinas que são brilhantes no que fazem, esporte, política, economia, e são cuidadosas no plano ético e cotidiano.

Não acredito e nem existe qualquer homem que não reproduza em algum momento o machismo, ou mesmo que exista aquela figura do “desconstruídão”. Tô fora dessa! Nem cabe para nós, homens pretos. Mas admiro quem se permite ouvir, aprender e tentar melhorar.

Por tudo isso, me encantei pelo artista Babu Santana. Homem preto e gordo, Babu, um sujeito extremamente animalizado por parte das companhias masculinas e femininas do Big Brother Brasil 2020, é repleto de humanidade. A verdade é que precisa ser bastante racista para não enxergar a delicadeza e o afeto no artista, morador do Vidigal, favela do Rio de Janeiro.

O sentimento de parceria com o ator só aumenta por saber que, apesar de muito talentoso, está desempregado. Essa, infelizmente, é a realidade de muitos de nós!

Quando jovem, Babu desempenhou papéis de assaltante, criminoso, e por aí vai. E o que faz um homem preto gordo depois dos quarenta anos de idade? Qual papel nos cabe na sociedade e no mundo do mercado de trabalho? Acredito que a resposta é o desemprego.

O Big Brother Brasil parece ser um retrato, mesmo manipulado e cheio de remendos, da realidade. E é nesse fragmento de realidade que Babu Santana é constantemente humilhado e animalizado.

Babu “precisa” agradecer por não ser indicado a um paredão. Babu é um “monstro”, uma pessoa que parece que vai “gritar”, alguém que só pensa em comida, e é um completo estúpido. O cabelo de Babu também é motivo de piada e riso.

Apesar de tudo isso, o ator chora em diversas circunstâncias, se mostra extremamente leal aos seus princípios e valores, se oferece para cozinhar ou mesmo preparar um bolo para a amiga, Rafa, entre outras coisas.

Quando escuto que Babu é um “macho”, e que como todos os demais homens deve sair, sempre me recordo de Franz Fanon, autor das obras “Peles Negras Máscaras Brancas” e “Os Condenados da Terra”. É dele a frase de que “O negro não é um homem”. Para muitos e muitas, realmente não é.

Mesmo com toda a rasgação de seda, não pinto Babu como um sujeito de outro planeta. O ator tem as suas contradições e defeitos. Eu só queria mesmo compartilhar a minha alegria de ver uma pessoa igual a mim, que continua tão humana e sensível, apesar da violência cotidiana dentro e fora do BBB. E queria aproveitar para dizer que existem muitos, muitos mesmo, “Babus” entre o nosso povo.

Obrigado, Babu, você já é o campeão!

Aproveitem e votem pela permanência de Thelminha e Babu! Fora Gabi!

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada