Por Carina Vitral e Camilla Lima

A mais recente má notícia entre as tantas crueldades que vêm sendo cometidas contra a educação e a cultura do país é a da interrupção de atividades teatrais nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), projeto de alta relevância na rede de ensino da Capital iniciado pela prefeita Marta Suplicy com objetivo de integrar cultura, esporte e educação para toda a comunidade de cada região onde se localizam as unidades.

Atualmente, são 46 CEUs espalhados em bairros da periferia paulistana com altos índices de pobreza e exclusão social. Em 2003, quando a prefeitura inaugurou o CEU Jambeiro, em Guaianases, o primeiro da rede, cada unidade fora projetada para oferecer escola (ensinos infantil e fundamental), berçário, creche, auditório, teatro, ateliê, estúdio, telecentro, biblioteca, áreas de esporte e lazer, centro comunitário, padaria e área verde. Um oásis dentro de regiões quase sem opções de atividades esportivas, artísticas e recreativas para a coletividade.

CEU Jambeiro, em Guaianases, Zona Leste, o primeiro da rede, inaugurado em 2003. Foto: Divulgação / Prefeitura SP

Hoje, lamentavelmente, verifica-se que questões administrativas se sobrepõem ao interesse da população. Conforme noticiado pelo jornal “Agora São Paulo”, a prefeitura alega problemas para renovar os contratos emergenciais de prestação de serviços que estavam em vigência desde 2018 e informa haver uma licitação em andamento. Fato é que, no fim do ano foram encerrados contratos de técnicos de som e de luz que trabalhavam em 37 unidades. E nesta semana terminam os contratos dos profissionais das outras nove unidades, totalizando cem trabalhadores especializados, o que significa que as encenações teatrais estarão paralisadas em toda a rede de CEUs – a menos que os organizadores levem sua própria equipe técnica. Para além do prejuízo cultural em si, aumenta o número de desempregados na Capital.

Que triste para a maior cidade do país, que deveria ser exemplo para todo o Brasil. E que perda para aquela população cuja maioria jamais frequentou teatro ou outros espaços artísticos e tem nos Centros Educacionais a oportunidade de iniciar contato com expressões culturais que enriquecem o repertório do ser humano.

CEU Butantã, na Zona Oeste, inaugurado em 2003. Foto: Divulgação / Prefeitura SP

Infelizmente, esse episódio ocorre num momento de intensos retrocessos culturais e educacionais que se agravaram com a chegada ao poder central de fascistas, beócios, iletrados que veem nas artes, na ciência e na educação inimigos a serem eliminados. O primeiro atentado cometido por Bolsonaro foi a extinção do Ministério da Cultura, em janeiro de 2019, e desde então uma série de ataques vem destruindo a estrutura cultural e os programas inovadores construídos nas últimas décadas por pessoas, especialmente os ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira e suas equipes, que conhecem profundamente as raízes culturais do Brasil e as carências do nosso povo. No mais recente absurdo, um dirigente da pasta ora rebaixada a papel inexpressivo confessou-se nazista e, pior, tomou medidas para censurar a criação artística e subordiná-la a métodos e critérios obscurantistas.

Neste momento tão lamentável na história do país, São Paulo precisa se diferenciar do bolsonarismo. A Capital tem potencial para ser muito mais pujante nas artes e na cultura em geral. Não pode ser refém de dificuldades de gestão ou de orçamento. A cidade pode, por exemplo, espalhar Pontos de Cultura em todas as regiões, incrementar a produção cultural dos territórios, inserir os coletivos periféricos nas políticas públicas, entre tantas iniciativas que certamente têm apoio da população, que está ávida por espaços de participação e engajamento. É preciso que a prefeitura tenha ousadia e agilidade para superar os entraves e dê prioridade para ações de amplo interesse social.

Anfiteatro do CEU Meninos, na Zona Sul, inaugurado em 2003. Foto: Leon Rodrigues.

Carina Vitral é presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS) e presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Camilla Lima presidiu a UJS na Capital paulista, é professora na rede estadual e atua na área da cultura com audiovisual.

Quer saber mais: www.bancadafeministasp.com.br

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada