Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Caros leitores…

Espero que todos tenham tido ótimas festas de fim de ano, e que tenham começado bem o seu 2020, um ano que assim como o ano passado, devido ao governo opressor e genocida do nosso país, será provavelmente de muita luta. Pois bem amadxs, ando lendo seus comentários e percebi que existe uma galera que pauta sobre luta de classes que não entende muito bem o motivo de termos que pautar e enfatizar também outras lutas. Deste modo, decidi então por conta disso tudo escrever nesta coluna por que a luta de classes no Brasil está também ligada às questões de raça e gênero, a intersecção dessas lutas. Tenho a compreensão de que este é um assunto bem complexo e que, portanto, terei que dividir por partes para que essa coluna não vire um livro.

Bom, uma coisa que eu sempre acho valido é que as pessoas entendam sempre algumas questões sobre territórios e contextos geopolíticos. Dessa forma nós temos primeiro que analisar que a luta de classes será de diferentes formas e contextos em cada país, e vermos as condições em que se dá a luta de classes no nosso país para termos uma melhor compreensão sobre este assunto. A primeira coisa que nós temos que fazer é nos perguntar coisas básicas sobre este tema, como: Quem está na pobreza? Quem está em posição de vulnerabilidade econômica e social? E qual a cor da pobreza? Para aí analisarmos as respostas dessas perguntas.

Pois bem, para isso vamos dar uma breve olhada em um dado: segundo o informativo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre os 10% que possuem os menores rendimentos per capta no Brasil, os negros representavam 75,2% desta parcela, enquanto os brancos eram apenas 23,7%. Já no caso dos 10% que possuem os maiores rendimentos per capta do Brasil, essa situação se inverte, pois os brancos representavam 70,6% desta parcela, já os negros eram só 27,7%.

Analisando estes dados, por exemplo, nós podemos ver que a questão da luta de classes também está ligada a raça, e isso se dá por toda uma questão histórica onde pessoas negras africanas foram arrancadas de suas terras, trazidas à força para o Brasil, foram escravizadas e depois do fim de sua escravidão jogadas ao relento, muitas vezes tendo que ainda se submeter ao trabalho escravo para sobreviver, sem terras, sem o mínimo de condições financeiras, apenas jogadas para a sobrevivência. E ainda hoje existe um sistema que oprime, agride, mata e prejudica a vida de pessoas negras de diversas formas como, por exemplo, fazendo com que seja extremamente difícil a ascensão social e econômica dessas pessoas montando uma estrutura que seja completamente racista.

Portanto, meus caros leitores amigxs, nós podemos ver que a questão racial no Brasil é uma das questões mais fortes e ainda muito vigente em diversas pautas e causas, como nas opressões a mulheres, pessoas LGBTQI+ e de classe, em que sempre os maiores afetados é o povo negro devido a toda nossa herança histórica. Portanto a luta de classes no Brasil vai e deve sempre abordar a questão racial por ser algo histórico, que é mundial, mas que inclusive é mais forte por sermos até mesmo o segundo país com maior diáspora africana devida a imensa quantidade de escravos trazidos pra cá.

Penso eu que quando pautamos essa luta de classes pautada por Marx devemos pensar quem ele era, em que contexto ele vivia, pra quem ele pensou essa luta e de que forma. Pois Marx era um homem branco, ocidental e europeu, logo ele não contextualizou em seu modelo de luta a vivência e a realidade de outras etnias. Também não levou em consideração as diferenças sociais, geopolíticas e geoeconômicas de cada localidade. Inclusive por isso muitas pessoas do movimento negro tem adotado cada vez mais o pensamento do socialismo africano por acharem que a luta de classes pautada por Marx não os representa.

Gente, eu sei que esse assunto pode parecer um pouco espinhoso e complexo (e olhem que eu ainda nem entrei na pauta de gênero), e por isso mesmo, eu resolvi dividir essa coluna em partes, pois ainda temos muito o que debater sobre isso. Na próxima coluna continuarei falando sobre por que a luta de classes vai e deve pautar sobre raça e depois entrarei no porquê também vai e deve pautar sobre gênero.

Espero que vocês tenham curtido essa leitura e nos vemos daqui a 15 dias. Abraços a todos vocês, e como ja diria o pessoal do coletivo Poetas Vivos, fiquem bem, fiquem vivos. Axé!

— Meu nome é Valentine, JAMAIS Valentina
E vai ter resistência trans sim… na Mídia Ninja.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada