Foto: Diego Bresani

Das menções ao AI-5 pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes às falas de Jair Bolsonaro que acusaram Leonardo DiCaprio de ser o responsável pelas queimadas da Amazônia, nos indicam que tivemos mais uma semana agitada e preocupante.

“Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo”, afirmou Paulo Guedes, ministro da Economia.

“Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plesbicito como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada”, Eduardo Bolsonaro, deputado federal.

O Ato Institucional número 5, de 1968, marcou o auge do autoritarismo no Brasil, durante a Ditadura Civil Militar. Ele instituiu o fechamento do Congresso Nacional, cassou mandatos de parlamentares e suspendeu o Habeas Corpus para crimes políticos, o que fez muitos artistas e intelectuais, da época, se exilarem.

O que se viveu entre 1964 a 1985, foi criação dos próprios homens e que por isso, é significativa a compreensão dos militares não apenas como torturadores, mas também, como homens que estavam inseridos na sociedade.

De acordo com a Psicanálise, há muito tempo para o senso comum, a ideia do que é o “outro” se distancia em todos os aspectos do que seria o “eu”, colocando em posições opostas seres que na verdade, só existem devido a complementaridade natural que há entre eles. Saber a importância simbólica do outro é indispensável para compreendermos a história e saber quem somos.

Para entendermos as intenções das falas de integrantes do governo atual, e por qual razão 58 milhões de brasileiros elegeram Jair Bolsonaro como Presidente da República, é necessário ter em mente que um Estado autoritário não se baseia somente em práticas coercitivas, mas que também, existem formas de consentimentos dos civis aos seus governantes.

A conservação e perduração da ideia, por exemplo, de que os militares são detentores da ordem e responsáveis pela segurança nacional, contribuem para efetivação de tal consentimento.

Avaliar os discursos e atitudes de Bolsonaro como inocentes e engraçadas, e por isso torná-las banais, é negar o uso da linguagem como a principal estratégia de legitimação de um governo baseado no autoritarismo. É preciso estarmos atentos e muito.

Para compreender o que foi o período ditatorial no Brasil e o momento atual, é preciso considerar a relação da sociedade civil com os militares nesse período. Pois assim, será possível entender melhor as subjetividades dos dias atuais quando, por exemplo, permeou durante as eleições presidenciáveis de 2018, narrativas de ódio produzidas por Jair Bolsonaro a grupos que são historicamente marginalizados e criminalizados e que foram disseminadas por civis através de WhatsApp e etc.

Inclusive, aposto que um tio seu repostou algum vídeo absurdo nas redes sociais. Não foi?

Se antes dessas eleições, especificamente, era falado por aí que seria impossível Jair Bolsonaro ser presidente do Brasil, não entendemos que um período como a Ditadura Civil Militar no Brasil, que matou milhares de pessoas, obteve consenso da população civil através de diferentes mecanismos que transcendem a violência física, já que os militares se apropriaram e apropriam constantemente da subjetividade humana.

Ou você acha que o regime se perdurou durante 21 anos só à base da violência?

Mas a Psicanálise explica Bolsonaro? Digo que não a pessoa, rs. Mas com certeza, explica as estratégias de legitimação de seu Governo.

Tomemos cuidado com discursos como o do AI-5 e Leonardo DiCaprio, que nos dispersam e tiram o foco de temas que não devem ser esquecidos, como a possível relação da família Bolsonaro com o assassinato de Marielle: isso é estratégia discursiva que vem sendo utilizada desde períodos como a Ditadura e na verdade: até muito antes.

Sejamos personagens críticos sempre.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Ivana Bentes

O gosto do vivo e as vidas marrons no filme “A paixão segundo G.H.”

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais