Por Emília Sosa | Copa FemiNINJA

Fotos: Ailura, Andreas Nilsson, Fernando Frazão/Agência Brasil, Noah Salzman

O FIFA Best Awards é um evento anual que acontece desde 1991, que visa premiar os melhores personagens de diferentes categorias do futebol, que inclui melhor jogador, melhor goleiro, melhor técnico masculinos e, melhor jogadora e melhor técnica feminina. A votação acontece em diferentes etapas, com 25% da participação dos torcedores através de votação online, e os outros 75% dividido entre técnicos das federações filiadas à FIFA, capitães das seleções e um pequeno grupo de jornalistas esportivos desses países.

Apesar de ser um grande e tradicional evento no mundo futebolístico, a categoria feminina começou a fazer parte desta votação somente em 2001 quando aconteceu a ascensão do futebol feminino.
A primeira mulher a vencer esse prêmio foi a americana Mia Hamm, conquistando seu segundo troféu no ano seguinte. Mas, o nome mais citado entre as premiações foi o da brasileira, Marta, vencendo seis vezes o prêmio, incluindo o último, no ano passado.

Segue abaixo uma relação das 10 melhores jogadoras do mundo FIFA dos últimos dez anos:

Marta – Brasil (2018, 2010, 2009 e 2008)

A maior vencedora do prêmio nos últimos 10 anos é a brasileira Marta que possui 4 dos últimos dez títulos e, seis em toda a sua história. Participando de sua quinta Copa do Mundo, ela saiu do interior de Alagoas para conquistar o mundo. Precisou viajar três dias de ônibus para ter a sua primeira chance de jogar em um time feminino, e foi no Vasco da Gama que encontrou essa oportunidade. Apesar da pouca valorização do futebol feminino no país, Marta se consagrou a melhor jogadora de futebol do Brasil. Atualmente faz parte do elenco do Orlando Pride, clube dos Estados Unidos.

Lieke Martens  – Holanda (2017)

Uma jovem jogadora holandesa que se consagrou quando foi protagonista ajudando a Seleção Neerlandesa na conquista da Eurocopa feminina em 2017. Recebeu o prêmio de melhor jogadora do mundo pela FIFA no mesmo ano. Atualmente atua no Barcelona na Espanha.

Carli Lloyd – EUA (2016, 2015)

Norte-americana que já venceu o prêmio de melhor jogadora do mundo FIFA duas vezes consecutivas. Atuou diretamente na conquista do terceiro Mundial dos Estados Unidos em 2015 que aconteceu no Canadá. Marcou três gols do meio de campo na vitória dos Estados Unidos contra o Japão na final do campeonato. Hoje Carli joga pelo Sky Blue FC dos Estados Unidos.

Nadine Kessler – Alemanha (2014, 2013)

Após as duas conquistas como melhor jogadora, em 2017, Nadine foi nomeada conselheira da UEFA para incentivar o desenvolvimento do futebol feminino na Europa, com a função de supervisionar o esporte e contribuir para o crescimento da modalidade. Com 28 anos de idade, Nadine teve uma aposentadoria precoce devido a uma lesão.

Abby Wambach – EUA (2012)

Fez parte da seleção dos Estados Unidos que ganhou o ouro nas Olimpíadas de 2004 em Atenas e 2012 em Londres. Bastante conhecida pelos seus gols de cabeça, inclusive um dos mais memoráveis foi contra o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina. Abby está aposentada.

Homare Sawa – Japão (2011)

Venceu o prêmio após conquistar o título da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2011 com o Japão, onde ganhou o título de melhor pontuadora. Hoje com 40 anos Homare defende o INAC Kobe Leonessa, clube de futebol feminino japonês.

NOVOS RUMOS
Com a grande divulgação da 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece neste ano, a FIFA decidiu incluir mais duas categorias para no prêmio The Best do futebol feminino. Agora a melhor goleira também será premiada além da escolha da seleção com as melhores jogadoras da temporada.

Todos esses feitos são grandes conquistas para as jogadoras de futebol, que durante anos viveram às sombras do futebol masculino, muitas vezes jogando em situações precárias e sem o reconhecimento merecido. A Copa do Mundo Feminina de 2019 veio para quebrar paradigmas e abrir novos caminhos para o futuro de futebol feminino no mundo.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada