https://www.facebook.com/advogadoandrebarros/videos/1768711929887584/

 

No 23º episódio do programa FUMAÇA DO BOM DIREITO, falei que, se seguirmos o que vem sido noticiado, parece ser fato consumado que Lula não será candidato. Ouvimos também muito pelas ruas a frase: “eles não vão deixar”.

Ora, temos uma Constituição Federal e duas leis complementares sobre a matéria. É importante destacar uma das principais garantias individuais em nossa democracia, prevista no artigo 15 da Constituição Federal: “Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:……III – condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;” A garantia individual do pleno exercício dos direitos políticos veio após a ditadura militar, que cassou o direito político de todo brasileiro votar para presidente do Brasil durante 25 anos. De 1964 até 1989, era uma junta militar composta por um general, um brigadeiro e um almirante que escolhia o presidente do Brasil.

O país chegou a ser governado por uma junta completa pelas três armas, apelidada por Ulysses Guimarães de “os três patetas”. Assim, a vedação da cassação de direitos políticos, exceto em caso de condenação criminal transitada em julgada, veio de um grande movimento político que derrubou a ditadura e culminou na Constituição Federal em vigor. Lula não está nessa condição, pois contra ele pesa uma única condenação, que não transitou em julgado. Mesmo tendo sido o próprio Lula a ter sancionado a lei complementar nº 135, a da “ficha limpa”, que emendou a lei complementar nº 64, a mesma é claramente inconstitucional, pois nega, no artigo 15, o registro de uma candidatura declarada inelegível por um órgão colegiado, mesmo que não tenha transitado em julgado.

Diz ainda a lei complementar, em seu artigo 26-C, que a inelegibilidade pode ser suspensa, sempre que o recurso for plausível, por exemplo, quando há FUMAÇA DO BOM DIREITO. Ainda acerca do registro, o mesmo está assegurado pelo direito de petição, previsto na alínea “a” do inciso XXXIV do artigo 5º da Constituição Federal.

O requerimento de registro da candidatura de Lula, como de qualquer candidatura, não pode ser negado e, até para ser negado, precisa cumprir toda a tramitação prevista na lei, com seus respectivos prazos e o exercício do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal, com seus respectivos recursos.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada