quem somos

A Mídia NINJA – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação – é uma rede descentralizada que produz e difunde conteúdos e pautas invisibilizadas pela Grande Mídia. A partir da lógica colaborativa de produção que emerge da sociedade em rede, conectamos jornalistas, fotógrafos, videomakers, designers, e possibilitamos a troca de conhecimento entre os envolvidos.

O projeto foi lançado oficialmente em março de 2013, na cobertura do Fórum Mundial de Mídia Livre na Tunísia mas ganhou visibilidade durante as manifestações de junho no Brasil. Nossa trajetória, entretanto, é fruto do acúmulo de 15 anos de experiências do Fora do Eixo, rede presente em mais de 200 cidades do país e pioneira em linguagens das redes sociais como fotografia, transmissão ao vivo, design e audiovisual.

Em meio a uma crise do modelo comercial de comunicação, a Mídia NINJA destaca-se como uma iniciativa independente, que realiza coberturas e matérias por todo Brasil, apresentando histórias e contra-narrativas aprofundadas nas questões sociais, econômicas, políticas e ambientais.

Nosso objetivo é fortalecer e ampliar a ação das mídias livres no Brasil e no mundo, transmitindo nosso conhecimento e nos conectando com novas iniciativas.