Moda não é arte. Mas pode ser

Moda não é roupa. Só. É cultura, comportamento, história. Também é um exercício de cidadania, legítima expressão. Com certeza, moda é vida e saber viver é uma arte.

Ruralistas x Quilombolas: Terra a quem de direito!

E o STF, mais um vez, chamado a decidir... Nesta semana, mais precisamente no dia 18, o STF – Supremo Tribunal Federal – retoma o julgamento da ADI - Ação Direta de Inconstitucionalidade - 3239/2004, proposta pelo antigo PFL, hoje, DEM, contra o Presidente da...

Preta Rara: Racismo na infância

A escola não traz conforto e nega afeto para as crianças negras que são silenciadas quando apontam a discriminação racial. São seres tão pequenos e já aprendem logo cedo na escola a se odiarem.

Liberdade ontem, hoje e sempre!

Não é uma discussão entre direita e esquerda, mas entre a civilização e o medievo. A História já nos mostrou onde a censura à arte costuma nos levar. Não podemos admitir retrocessos neste campo.

Doria, tenha dó

O Prefeito de São Paulo ultrapassou os limites ao dizer, enquanto representante do Estado, que uma obra deve ser retirada de um espaço público.

O Homem do Pau Brasil

A cruzada patética do MBL CONTRA a arte contemporânea é uma guerrilha de marketing que na história da arte e do mundo já foi derrotada e faz tempo.

Pelo direito de decidir

Hoje, dia 28 de setembro, dia de latino-americano e caribenho pela descriminalização do aborto, eu não poderia tratar de outra coisa que não fosse esse direito sobre o nosso corpo que nos é negado.

Bernardo Fala: Pressão Estética

Bernardo Boechat está de volta com nova temporada de vídeos na Mídia NINJA, falando sobre gordofobia, aceitação, pressão estética e todos os assuntos que relaciona corpo e sociedade.

Juca Ferreira: “Não podemos ceder.”

Diante de qualquer tentativa de censura à arte, a única coisa a não fazer é ceder É lamentável a decisão do Santander Cultural de fechar a exposição Queermuseu, em Porto Alegre, depois de um ataque histriônico e autoritário de integrantes do MBL, grupo extremista de...

A Outra Angela Davis

Toda Angela Davis tem o que nos ensinar: ver como a desigualdade estrutural mantém negros cativos séculos depois da liberdade formal e nos mantém senhores e sinhás.

365 dias de golpe contra as mulheres

Vamos combinar que um processo presidido por Eduardo Cunha, legitimado por centenas de parlamentares brancos, homens, que estão há anos reproduzindo a velha política excludente, não poderia colher bons frutos no seu 1º aniversário.

O Racismo que vira opinião

Enquanto todos estão preocupados com o videoclipe do Pabllo Vittar que foi removido pela fandom teen do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ), a cantora trans Liniker nessa semana foi vítima de assédio e de ataques racistas.

Não é só golpe, é guerra!

Uma guerra que não é só contra nossos corpos. É contra a ordem democrática, nossos recursos naturais, o patrimônio público e nosso imenso mercado interno.

Não é preciso ser hetero

As pessoas vão percebendo que, para ser homem ou mulher, não é mais preciso ser hétero e, nisso, se dão conta também de que não é mais preciso criarem seus filhos e filhas para serem hétero.

Liana Cirne Lins: Entenda o caso Lula

Para compreendermos o processo é fundamental entender o objeto e os limites do processo. Confira as explicações jurídicas da doutora em Direito Público e professora da Faculdade de Direito da UFPE Liana Cirne Lins.