opinião

Segurança pública e eleições

É imprescindível deixar bem claro tudo o que se pretende fazer em relação aos temas considerados “delicados eleitoralmente”, uma posição firme diante do derramamento de sangue na nossa sociedade.

A não-moda brasileira

O novo mundo já é, e apresenta o novo com formas reais de integração de diferentes fontes criativas, com o entendimento que moda é capaz de humanizar a relação entre roupa e consumidor.

Lula será candidato?

A garantia individual do pleno exercício dos direitos políticos veio após a ditadura militar, que cassou o direito político de todo brasileiro votar para presidente do Brasil durante 25 anos.

Aborto: 5 razões para legalizar

No Brasil, a onda verde também tomou as ruas. Temos uma chance real de avançarmos na luta por acesso universal ao aborto legal, seguro e gratuito.

Ninguém conquista direitos gritando gol

Pela primeira vez na história das Copas e da seleção brasileira, o protagonismo da mulher preta. Isso é uma enorme vitória delas e também nossa, porque já não são invisíveis essas mulheres e seus filhos.

Marcha da Maconha e Junho de 2013

A nova multidão que nunca se sentiu representada vem para ação direta, tomando ruas, avenidas, praças e pontes das cidades. Mas, ao que parece, o sistema de representação não acordou.

Bolsonaro e a Tortura

Jair Bolsonaro está em primeiro nas pesquisas em São Paulo, e defende a ditadura que aconteceu de 1964 a 1989. Então, para ele a política de Estado deve ser de tortura dos “inimigos políticos”? Fica a questão.

O povo Guarani resiste!

Os Guarani, um grande povo entre os tantos que originalmente habitavam essas terras, há muito operam sofisticados movimentos para lidar com as agressões de seus inimigos.

Mães não existem

Qual a sua mãe favorita? Dessas de mentira, que conhecemos na ficção. Mas que, obviamente, se conformam e se inspiram nas práticas e costumes da realidade. As listas, neste domingo das mães, já apareceram.