Se o juiz decidiu, decidido está?

Mesmo quando um juiz ou tribunal decide ao arrepio dos autos, das provas, dos princípios ou mesmo das regras processuais e materiais mais comezinhas do direito pátrio é difícil fazer compreender tal posição.

A Folha saiu do Facebook. E agora?

Decisão do jornal é uma tentativa de se reposicionar na disputa por audiência e credibilidade, e escancara os graves problemas do Facebook no controle, sem transparência, da distribuição de conteúdos.

Corrimão e rampa: O meu kool

A acessibilidade vai além de facilidades de locomoção para pessoas com deficiência. Também requer a sensibilidade e empatia para ter exemplos e espelhos onde eles se reconheçam e se encontrem.

Condenação sem justa causa

A rapidez, de um lado desejável no âmbito da justiça e da eficácia processual, de outro parece ter limitado a capacidade de argumentação do colegiado, que só fez lançar cortinas de fumaça.

Daniel Zen: Gebran, Paulsen e Laus contra um da Silva

A Justiça não pode ser instrumento da política.Tudo o que queríamos era um julgamento justo. Tudo o que eles queriam era condenar Lula, impedindo-o de ser candidato, tornando-o inelegível. Se querem derrotar Lula, que o façam nas urnas, não no tapetão.

Liana Cirne: O juiz está nu

O julgamento de ontem, em razão de sua importância estratégica para o calendário eleitoral, é a culminância de um modelo judicial que abre mão, quase por completo, da esfera da juridicidade.

Pastor Ariovaldo: Feliz Natal

Estávamos convencidos de que naquela noite fria, em meio ao choque do ambiente miserável, havíamos assistido ao Natal do menino Deus, o redentor de Israel e de toda a humanidade!

Entenda! A bunda de Anitta é sujeito e não objeto

Tutudum! Hipnótico o novo clipe de Anitta! Retomando essa figura meio arquetípica do Brasil, o funk feminino de Anitta incorporou as questões de gênero conjugando a malandragem com um feminino plural. Vai, Malandra, o clipe, traz verdadeiros memes visuais, culturais e...

Leandrinha Du Art: Sobre o Chão

Era um desses… com sua beleza única, diferente. Muitas falam que tenho gostos peculiares, mas enfim ele era o cara que me chamava a atenção. Fazer o quê? Acho que foi uma das transas mais incríveis que já tive.

A liberdade é negra

Os casos recentes denunciam o racismo enquanto crime contra a humanidade e enfatizam sua dimensão institucional no país, corroendo aquelas estruturas que deveriam ser as promotoras da igualdade e dos direitos no Brasil.

Essa tal moda sustentável

Se moda é cultura, e traduz historicamente o comportamento de um povo, e como sustentabilidade é uma forma de ser e não de fazer, ela é uma macrotendência.

Um amor entre mulheres pretas

Duas atrizes negras no palco concretizaram a promessa e meu reencontro com o teatro musical. Não só porque tudo que Elisa fala soa como poesia, ou porque cada nota que Ellen profere é linda, mas porque, juntas, elas me deram esperança.

O Feminino Viril!

O manifesto mais ácido para um outro feminismo que chuta uma quantidade extraordinária de baldes e lugares comuns sobre as mulheres e reivindica para si as vantagens inerentes a masculinidade e a virilidade.

O AGRO MATA

Enquanto agrotóxicos cada vez mais venenosos seguem sendo usados em nossa alimentação, o mercado joga a responsabilidade dessa intoxicação no consumidor, que pouco pode fazer quanto a isso

Quem tem a força de saber que existe

Reside nas pessoas trans o nosso maior desafio enquanto sociedade e movimentos sociais que lutam por igualdade de gênero. Porque são eles os que experimentam os tantos desafios de transitar. De viver a experiência contrária.