opinião

O povo Guarani resiste!

Os Guarani, um grande povo entre os tantos que originalmente habitavam essas terras, há muito operam sofisticados movimentos para lidar com as agressões de seus inimigos.

Mães não existem

Qual a sua mãe favorita? Dessas de mentira, que conhecemos na ficção. Mas que, obviamente, se conformam e se inspiram nas práticas e costumes da realidade. As listas, neste domingo das mães, já apareceram.

A infância e educação Guarani Mbya: pequenas considerações

As questões indígenas poderiam, ao contrário do que se propõe em algumas escolas, fazer parte de projetos a serem desenvolvidos ao longo da vivência escolar dos estudantes, de forma transdisciplinar, com tempo para reflexão e para a construção de conhecimentos outros acerca deste assunto

Aos artistas, com carinho

Há muitas questões envolvendo a atividade de artistas no Brasil. É importante não apostar na flexibilização da liberdade de expressão pois, ao enfraquecer esse direito, corremos risco de não sabermos quem será nosso censor.

Indianiza BH

Avelin Buniacá Kambiwá, que faz parte da Gabinetona, fala sobre os preconceitos que os povos indígenas passam em Belo Horizonte e no Brasil

Lulas sem multidão

Antônio, líder quilombola, também teve celeridade em seu processo, como Lula. Já os que o ameaçam, seguem sem a ‘perturbação’ da lei.

Limpeza periférica: a farda que pratica o mal

60 por cento dos jovens de periferia sem antecedentes criminais já sofreram violência policial. A cada quatro pessoas mortas pela policia, três são negras. Nas universidades brasileiras, apenas 2 por cento dos alunos são negros.

Carta sobre a resistência

Resistência significa não fraquejar diante de cenários difíceis. Temos que nos preparar, a organização popular, a ousadia e criatividade são os caminhos para essa resistência.

Agora que Lula está preso…

Os paneleiros e seguidores de pato de borracha buscam desculpas pelo seu ódio a um partido, a uma pessoa, e não a corrupção.

Não queremos mais cadeia e punição

O sistema penal no Brasil é seletivo, e as investigações, talvez, sigam o mesmo caminho. A morte de Marielle Franco ainda sem respostas, e o sistema explica por quê.

Lula: Prisão Arbitrária e Política

Um juízo caudilho, messiânico, celebrado enquanto antagonista do réu, blindado e com ar de irretocável; com ampla e documentada aparência de suspeição. Por Leonardo Nader