.

Em prol do fortalecimento das culturas e dos direitos dos povos originários, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge anuncia a realização da XIII Aldeia Multiétnica. Com a temática voltada aos saberes e fazeres tradicionais indígenas relacionados à arte, saúde e educação, o evento será realizado entre 12 e 19 de julho, em parceria com o Centro de Estudos Universais, na Chapada dos Veadeiros (GO), como uma primeira etapa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros*. Em pleno Cerrado preservado da região, a Aldeia Multiétnica é uma experiência de convivência e imersão na natureza e na cultura dos povos com representantes do Alto Xingu (MT), Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Guarani Mbyá (SC), Fulni-ô (PE), Xavante (MT) e Karajá (Ilha do Bananal, TO). Outros convidados e lideranças indígenas, de outras etnias, também participarão das atividades.

Em 2019, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros chega em sua 19ª edição. A primeira etapa acontece na Aldeia Multiétnica, junto aos povos indígenas. A segunda etapa é realizada na Vila de São Jorge, junto a comunidades tradicionais, remanescentes quilombolas e artistas da cultura popular. Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br

Foto: Julio Cesar

Foto: Diego Zanoti

A programação conta com oficinas, rodas de conversa e atividades diversas, em uma vivência de sensibilização e aprendizado sobre as culturas e a organização social de cada etnia participante e dos povos indígenas em geral. Terá um ritual de passagem do povo Krahô, o qual todas as crianças participam, e as rodas de conversa e oficinas serão norteadas pelos temas-chave deste ano: arte indígena, saúde e educação. A Aldeia Multiétnica é um projeto de formação humana livre, fundamentada no conhecimento ancestral, e com o Museu Multiétnico contribui para o fortalecimento da história, da memória e dos saberes e fazeres dos povos indígenas e remanescentes quilombolas. A Aldeia fica localizada na Chapada dos Veadeiros, que é uma unidade de conservação e proteção integral à natureza.

Confira mais imagens da Aldeia Multiétnica

Foto: Marcelo Santos Braga

Divulgação

 

Divulgação

Foto: Diego Zanotti

Divulgação

Foto: André Rodrigo

Foto: Santiago Asef

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Foto: Marcelo Braga