Dinâmica mostra como desigualdade social é atenuada com políticas públicas para população mais pobre

Foto: Reprodução

Corrida dos 100 dólares é um vídeo norte americano que mostra uma dinâmica bastante simples: diversas pessoas de diferentes classes sociais, raça e gênero estão em linha para a disputa de uma corrida. O prêmio é uma nota de 100 dólares.

Antes da largada, no entanto, o juiz faz uma série de afirmações que, se aplicando a você, larga dois passos à frente dos demais. Cada afirmação, são novos dois passos. Acesso à educação, saúde, trabalho, entre outras coisas, colocam à frente parte dos concorrentes, enquanto os outros, em sua maioria negros, continuam estáticos.

Assumindo a mesma dinâmica, o novo vídeo da campanha de Fernando Haddad a presidência, demonstra como políticas públicas adotadas durante o governo do ex-presidente Lula colocam aquelas pessoas que largam atrás das outras, mais próximas, construindo uma sociedade mais justa, com igualdade de oportunidades para todos.

“Eu espero que vocês tenham aprendido que programas como esses que eu citei [Bolsa Família, ProUni, Fies, Fome Zero e Minha Casa Minha Vida] não se tratam de mero assistencialismo. Eles tratam de redução de desigualdades e diferenças”, aponta o mediador durante o filme.