Hoje, em Belo Horizonte, durante a partida do jogo entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, parte (minoria) da torcida do Atlético cantou frases LGBTfóbicas. Diante desse absurdo, a torcida Queer do Galo, se posicionou exigindo “que a diretoria do Clube Atlético Mineiro se posicione publicamente em repúdio aos cantos entoados pela torcida atleticana no clássico de hoje, no Mineirão.”

Leia a nota na íntegra

Esperamos que a diretoria do Clube Atlético Mineiro se posicione publicamente em repúdio aos cantos entoados pela torcida atleticana no clássico de hoje, no Mineirão. Um grito que incita diretamente o assassinato de homossexuais. É inadmissível que o clube que carrega o marketing de time de povo fique em silêncio diante das ações violentas de parte da sua torcida.

Lembramos que o artigo 13 do Estatuto do Torcedor garante que não se deve incitar atos de violência no estádio, qualquer que seja a sua natureza, e ainda que não tenham cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos.

O Galo deve ser amor e não intolerância. #EleNÃO

_______________________________________________________________________

O Atlético então veio a público em suas redes sociais: Time de todos! 

O CAM lamenta profundamente as manifestações homofóbicas de parte dos torcedores, no jogo deste domingo, no Mineirão.

O CAM lamenta profundamente as manifestações homofóbicas de parte dos torcedores, no jogo deste domingo, no Mineirão. Reiteramos nosso repúdio a quaisquer gestos de preconceito ou de incitação à violência. A maior torcida de Minas é composta por pessoas de todas as classes sociais, raças e gêneros, não cabendo qualquer tipo de discriminação. Isso não faz parte da nossa gloriosa história!#TimeDeTodos

Publicado por Clube Atlético Mineiro em Domingo, 16 de setembro de 2018

 

Nas redes sociais do clube, entretanto, os torcedores em seus comentários exigem punição mais severa que uma simples nota de repúdio e pedem mais providências da diretoria.