Foto: Mídia NINJA

O mês de junho é a época em que o movimento LGBT sai às ruas em todo o Brasil para reivindicar cidadania e direitos pela luta contra a LGBTFobia, no que se convencionou chamar de Parada LGBT.

A escolha de junho para a realização do evento não é aleatória. O mês faz referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de LGBTs resolveu enfrentar a violência policial sofrida cotidianamente.

Naquela madrugada de 1969, homossexuais que se encontravam no bar gay Stonewall Inn resolveram enfrentar a ação da polícia, permanecendo por vários dias confinados dentro dele e recebendo o apoio de uma multidão de LGBTs que, amontoados do lado de fora, apoiavam a resistência.

A partir de então, o episódio passou a ser considerado como um marco da libertação LGBT, e o dia 28 de junho, passou a ser reconhecido inicialmente como Dia Internacional do Orgulho Gay, hoje já reconhecido como Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Atualmente no Brasil, o movimento Trans, Queer e Não Binário, principalmente em corpos negros e periféricos, vem assumindo protagonismo dentro do próprio movimento e pautando uma revolução na comunidade.