.

Com os cortes orçamentários feitos pelo governo federal, muitas instituições de ensino estão enfrentando dificuldades para manterem-se ativas devido ao sucateamento de verbas no MEC.

Tamanha é a crise na educação brasileira, que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) corre o risco de ser fechada em outubro caso o bloqueio seja mantido.

Do orçamento inicial de R$145 milhões, estão indisponíveis o total de R$43 milhões para a UFSC, tornando-se inviável a continuação de atividades na Universidade. O acesso ao restaurante universitário para estudantes isentos e o cancelamento da Semana da Pesquisa de Extensão (Sepex) são medidas que estão sendo consideradas pela Universidade a serem adotadas para conseguirem reter recursos.

Nesta quinta-feira (29), estudantes, professores e técnicos-administrativos se reuniram no auditoria da UFSC para debater junto ao reitor Ubaldo Cesar Balthazar o futuro da Universidade e a posição da reitoria frente aos bloqueios e ao projeto Future-se. Ubaldo se manifestou contrário ao programa proposto pelo MEC e indignado com a situação da Universidade com os cortes.