Relator da proposta, deputado Samuel Moreira diz que não cederá às categorias e fará a leitura do relatório nesta terça-feira. Foto: Mídia NINJA

A Reforma da Previdência é uma das principais moedas de troca dos deputados do centrão, que negociam vantagens com o governo para atender aos interesses de Guedes e aprovar a reforma no Congresso. Depois de várias concessões e “trocas de favores” entre o Planalto e o Congresso, a última novidade para tentar aprovar o relatório da Comissão Especial que trata da reforma foi a liberação de lotes extras de emendas de 10 milhões de reais a mais por congressista que apoiar a proposta na Comissão Especial da Câmara e outros 10 milhões extras para quem apoiar no Plenário.

Com isso e outras negociações com governadores e prefeitos, a proposta volta a ganhar força e pode ser votada ainda antes do recesso parlamentar. O relator Samuel Moreira que já tinha dado indícios que poderia votar apenas após o recesso anunciou que “não cederá a categorias” e fará a leitura do voto nessa terça-feira, 2 de julho.

O caminho para a aprovação é longo e já deu vários indícios de enfraquecimento da proposta original. Fizemos uma passo a passo que mostra o trajeto da PEC na casa. Confira e acompanhe a tramitação: