Foto: Luna Costa

RIO DE JANEIRO — Diambi Kabatusuila, rainha do Congo recebeu hoje a mais honrosa medalha do Estado do Rio de Janeiro, Medalha de Tiradentes que representa a luta por causas de direitos humanas e civilizatórios.

Condecorada pelas deputadas Monica Francisco e Dani Monteiro, duas lideranças políticas que representam a luta de mulheres negras em lugres de poder e no parlamentarismo.

A cerimônia ocorreu na Assembleia legislativa do Rio de Janeiro.

A Rainha Diambi é a primeira soberana bantu a visitar os seus descendentes no Brasil, após a abolição da escravidão no pais.

A assembleia legislativa, foi ocupada por centenas de pessoas negras honrando o legado de lideranças negras de países africanos presentes como Nirgeria e da República Democrática do Congo, reforçando também tudo o que Marielle Franco representa e seu histórico de lutas, na semana em que completa 1 ano de seu assassinato.

Na agenda da rainha consta visita a quatro capitais brasileiras: Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. O objetivo da visita é fortalecer os laços entre o Brasil e a República do Congo, selando uma parceria que resgate e preserve a memória da luta dos ancestrais africanos.

 

Foto: Luna Costa