Chiquinha Gonzaga | Foto: Dedoc

Chiquinha Gonzaga foi uma pianista, maestrina e compositora carioca. Considerada uma das maiores influências da música popular brasileira, era neta de uma escrava liberta e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Sua vida foi marcada pelo sucesso na música, o desafio à sociedade patriarcal do período regencial e à luta abolicionista. Sua primeira composição de sucesso foi “Atraente”, mas não lhe rendeu o sucesso esperado.

A participação de Chiquinha Gonzaga no cenário artístico brasileiro foi fundamental para a definição da identidade musical do País no início do século XX. A partir de 1877, passou a fazer da música uma profissão, condição ainda inédita para a figura feminina no Brasil.

Foi a primeira mulher do Brasil a estar à frente de uma orquestra. Em 1885, a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estreou como maestrina.

Precursora do chorinho, ela compôs mais de duas mil canções populares, entre elas “Ô Abre Alas”, a primeira marchinha de carnaval da história.

Também escreveu 77 peças teatrais e ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Além da música, Chiquinha participava ativamente do movimento pela libertação dos escravos. Vendia de porta em porta suas partituras, a fim de angariar fundos para a causa.

Hoje, 17 de outubro, data de seu nascimento, comemora-se o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, em homenagem a Chiquinha Gonzaga, primeira compositora oficial da MPB.