Ministro Ricardo Salles Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que preside a Comissão de Meio Ambiente do Senado, enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de afastamento do ministro Ricardo Salles por crime de responsabilidade. Contarato afirma também que Salles perseguiu agentes públicos a pedido de ruralistas.

Segundo Contarato, Salles infringiu a Constituição ao alterar a formação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que reúne representantes do governo e de ONGs para discutir políticas ambientais. Além disso, condena a atitude de Salles por não punir os responsáveis por autorizar a exploração na área de proteção de Abrolhos, na Bahia.

Outra questão levantada pelo senador foi a perseguição de agentes do Ministério do Meio Ambiente, anunciada pelo atual ministro em um evento com ruralistas, em abril. Essa manifestação gerou a renúncia do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Adalberto Eberhard.

O senador Randolfe Rodrigues também informou que nesta sexta-feira, dia 22/08, às 11h ,será protocolo no Congresso Nacional o pedido de impeachment do ministro. Filiado no Novo, nem mesmo o partido apoia sua reconhece ou atuação. Em declaração dada no início deste mês, o presidente da legenda, João Amoêdo, disse que o ministro não tem o perfil do Novo.