Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Botar a mão na massa, real oficial! Com esse lema, a equipe do Design Ativista realizou mais um encontro em São Paulo para imergir no desenvolvimento dos principais projetos da rede. A Design JAM reuniu times interdisciplinares, de desenvolvedores ligados direta ou indiretamente à área do design, para criar soluções estéticas para questões diversas da sociedade contemporânea.

O evento ocorreu neste final de semana, 25 e 26 de maio, em São Paulo, na Casa Ideafixa.

“É muito bom ver como os projetos estão avançando, muitos apresentando resultados acima do que a gente imaginou”, afirmou Rafaela Palma, da equipe do Design Ativista. “A Design JAM possibilita a materialização de uma ideia, você conseguir ver de modo palpável coisas que ficaram para o futuro e agora estão começando a ganhar forma, isso é muito incrível”.

Para montar os times, a Design JAM acionou a equipe de designers ativistas já engajados na rede, especialmente em São Paulo, mas também abriu inscrições que possibilitaram a entrada de mais designers interessados. Além disso, um time hacker ocupou a imersão colocando na roda repertórios voltados à cultura digital e desenvolvimento. Foram ao todo mais de 30 participantes.

“A ideia do Design Ativista JAM é testar um modelo prático com equipes multidisciplinares. Existe um desafio de realmente criar atividades e meios que sejam práticos. Ideia todo mundo tem”, disse Camila Vieira, da Ideafixa.

“As pessoas chegam apenas com a vontade de fazer alguma coisa que é maior do que elas, ninguém sabe o que vai acontecer. Em algum momento as coisas começam a se nivelar, a energia começa a fluir e a gente fica na mesma sintonia. As mentes começam a trabalhar juntas e com foco”, complementa Camila. “Deu certo, e é muito provável que a gente tenha muitas novas JAMs”.

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

O Design Ativista é uma rede articulada a partir da parceria entre a Mídia NINJA e Ideafixa, com o objetivo de fortalecer designers que querem contribuir parte do seu tempo – e de suas expertises – para o engajamento social.

Por conta de disso, o Design Ativista acaba por aliar uma experiência criativa qualificada às lutas sociais e políticas, uma aliança potente nas campanhas de rua que beneficia causas importantes diversas do mundo contemporâneo.

“A gente montou essa iniciativa porque acredita que o design pode estar à disposição das pessoas, para além de uma relação comercial” lembra Camila. “No último ano a gente veio validando essa tese, convocando e conscientizando os designers profissionais para entender que eles podem contribuir com a ferramenta que eles já tem. Ao longo do tempo buscamos maneiras de facilitar esse trabalho, conectando os designers a essas causas”.

 

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA

Foto: Rachel Daniel / Mídia NINJA