Marielle Ramires, articuladora de redes da Mídia NINJA e do Fora do Eixo, participou pelo segundo ano consecutivo do Workshop Interativo sobre Políticas e Estratégias de Comunicação em parceria com o movimento indígena brasileiro e povos indígenas de todo mundo. A atividade aconteceu entre os dias 20 a 22 de fevereiro em Nova Iorque.

O encontro teve como objetivo promover os direitos originários com foco na formação de comunicadores indígenas para que possam, com sua própria narrativa e voz, dar visibilidade as suas lutas. Durante os debates, discutiram o calendário estratégico e uma agenda internacional que será prioritária durante o ano. O Acampamento Terra Livre, que acontecerá em Brasília (DF) em abril, será uma dos principais momentos de encontro.

 

A Mídia NINJA tem como um dos seus objetivos o fortalecimento da pauta indígena e a formação de novos comunicadores. Junto à APIB – Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil, tem promovido diversas oficinas de midialivrismo, além de um percurso de coberturas colaborativas em encontros como o Acampamento Terra Livre, XI Assembleia do Conselho Terena, XI Assembleia da COIAB.

Outras entidades e movimentos de ativismo e comunicação indígena e quilombola também compuseram a comitiva brasileira em Nova Iorque durante o encontro, como o ISA – Instituto Sócioambiental, COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, CONAQ – Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil, AMAN – , Amazônia Real, Uma Gota no Oceano, Coica (Colômbia) e Intermatrix (Indonésia).