Divulgação

O grupo de teatro Ponto de Partida, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas — IEF de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Minas Gerais — UEMG assinaram termo de compromisso para implementação de uma área de Proteção Permanente — APP, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e outras instituições, visando proteger a área ambiental por meio dessa aliança. Essa é uma importante medida, especialmente em um momento em que o Meio Ambiente recebe sistemáticos ataques, e importante biomas estão sendo destruídos em todo o país, e também nessa aliança entre a natureza e acultura, que também é atacada diretamente pelo atual governo federal e estadual.

As instituições que assinaram esse compromisso entendem que uma área ambiental jamais será preservada se não houver parceria e compromisso, se não houver uma mobilização coletiva que possa preservar a natureza para que as gerações futuras possam, também, ter contato com esses ecossistemas, especialmente em um estado que passou por desastres que afetaram a natureza de forma tão incisiva como os crimes da Vale em Mariana e em Brumadinho, e convida a população para o plantio de 4 mil mudas de árvores no sábado, 28 de setembro, como medida de conectar moradoras e moradores da cidade com a nova Reserva Ambiental. Toda floresta já foi semente!

Divulgação

Esta área, que virá a ser a Reserva Ambiental de Barbacena, tem 22 hectares que equivalem a 13 campos de futebol. Duas nascentes e riachos, hoje poluídos pelo esgoto, pelas constantes invasões, queimadas, desmatamento, os descartes absurdos de lixo, as tentativas de tornar pasto o que deveria ser floresta, de apropriação privada do que é bem público. Na mata ao lado, há, pelo menos, 100 espécies diferentes da flora resguardando pássaros em risco de extinção.

Trata-se da maior área preservada em zona urbana da região – localiza-se ao lado de um dos patrimônios históricos mais relevantes do Estado, a atual Estação Ponto de Partida, e fica a apenas 2,5 km do centro da cidade. A partir de agora, a APP está protocolada junto ao Ministério Público Estadual e é protegida por lei. O IEF mapeou e cercou toda a área, deixando quatro acessos para pedestres que serão bem vindos para desfrutar da natureza que se oferta e também para cuidarem dela. As depredações poderão e devem ser denunciadas.

Divulgação

O Diretor do IEF, Ricardo Loschi, afirma que a criação da Reserva Ambiental é um fato histórico, pois reuniu um grande número de entidades públicas, privadas e de voluntários em nome do Meio Ambiente na cidade de Barbacena. Também diz que é de grande importância pois podem ser definitivas na recuperação das nascentes da região que abastecem rios fundamentais para o desenvolvimento do Campo das Vertentes e da Zona da Mata, como o Paraibuna, o Rio Doce, o Rio das Mortes, o Paraíba, o Rio das Velhas e tantos outros. A APP já está protegida por lei, e passará a ser patrimônio da cidade, podendo ser usufruída por todas e todos, com todo o cuidado e respeito que a natureza exige.

Divulgação

Faça parto do plantio dessas 4 mil mudas no sábado, às 8h. O ponto de encontro é a Estação Ponto de Partida, leve suas amigas e amigos, parentes, crianças, não se esqueça dos cuidados básicos como chapéus ou bonés, protetor solar, repelentes, roupas claras e leves, calçados adequados, água para você e 2 litros de água para as mudas. Inaugure a primavera plantando em uma Reserva Ambiental!

Confira quem já confirmou sua participação no plantio

– IEF – Instituto Estadual de Florestas
– UEMG
– Ponto de Partida
– Ministério Público do Estado De Minas Gerais – Barbacena
– ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental
– KFW Bankengruppe
– Cooperação Alemã Deutsche Zusammenarbeit
– COMPHA – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena
– GAP – BQ (Epcar)
– Grupo Escoteiro Do Ar Guardião Da Mantiqueira 160/Mg
– SAS
– IF – Instituto Federal De Barbacena
– 13º Companhia De Polícia Militar De Meio Ambiente
– Corpo De Bombeiros Militar De Minas Gerais
– OAB Barbacena – 3ª Subseção
– PROMATA MG
– ARCON – SC
– Bituca: Universidade De Música Popular
– CPCD- Centro Popular De Cultura E Desenvolvimento
– Laboratório São Lucas
– Quatro Digital