Jemel Roberson, 26 anos, foi declarado morto no hospital e outras quatro pessoas foram baleadas e feridas durante o incidente.

.

Publicado originalmente me The Guardian

Um policial matou a tiros um guarda de segurança armado que testemunhas dizem que estava tentando deter um homem após um tiroteio em um bar de Chicago, disseram as autoridades.

Os investigadores disseram que Jemel Roberson, de 26 anos de idade, foi declarado morto pouco depois de ser levado para um hospital após o tiroteio no domingo, no Manny’s Blue Room, em Robbins, ao sul de Chicago. Quatro outras pessoas foram baleadas e feridas durante o incidente, incluindo um homem que a polícia acredita ter disparado uma arma antes da chegada da polícia, disse a porta-voz do xerife do condado de Cook, Sophia Ansari.

Quando a polícia chegou ao local, Roberson estava segurando “alguém no chão com o joelho nas costas, com a arma nas costas”, testemunha Adam Harris disse à WGN-TV.

“Todo mundo está gritando:” Ele é um guarda de segurança “, disse Harris.

Roberson foi licenciado para portar uma arma de fogo, disse Ansari.

As acusações estavam pendentes na segunda-feira contra o homem que os investigadores acreditam ter disparado os tiros iniciais durante uma disputa. Seu nome ainda não foi divulgado e ele permaneceu internado na segunda-feira, disse Ansari.

Os investigadores disseram que o tiroteio inicial foi relatado por volta das 4 da manhã. Um oficial que estava de volta de Midlothian encontrou e disparou “um alvo com uma arma”, disse o chefe da polícia de Midlothian, Daniel Delaney, em um comunicado. A pessoa foi identificada posteriormente como Roberson.

Nenhum detalhe foi divulgado sobre o oficial. Roberson, que era negro, foi a única pessoa morta no tiroteio. As outras quatro pessoas que foram baleadas sofreram ferimentos que não foram considerados com risco de vida, disse Ansari.

O Rev. Marvin Hunter disse que Roberson era um “jovem honrado” e um promissor tecladista que tocava em várias outras igrejas da região. Roberson estava trabalhando para “dinheiro suficiente para um depósito em um novo apartamento”, disse Hunter, o tio-avô de Laquan McDonald, um adolescente negro morto em 2014 por um policial branco de Chicago.

A polícia do estado de Illinois está lidando com a investigação sobre o tiroteio de Roberson. A agência disse que não fará comentários sobre a investigação até que seja concluída.