Foto Geovanna Teixeira | Copa FemiNINJA

Foto: Geovanna Teixeira

Em Campina Grande-PB, terra do Maior São João do Mundo, era de se esperar que durante todos os domingos de junho os forrozeiros dormissem bastante descansando das festividades do dia anterior e em preparação para a noite de arrastapé; no entanto, o dia 9 de junho foi um domingo diferente. Dia de vestir a verde e amarelo e acompanhar a primeira partida da Seleção Feminina em uma Copa do Mundo transmitida na TV aberta do Brasil. E foi exatamente isso que um grupo de mulheres fez, em um bar da cidade, para prestigiar a turma de Cristiane vencer a Jamaica por 3 a 0.

Além da partida emocionante, todas presentes na mesa de bar estavam em êxtase com a seguinte situação: mulheres, em um bar, num domingo de manhã, assistindo a uma partida de futebol feminino. Muitas conquistas em um único momento! Os comentários entre elas sobre o jogo foi um capítulo à parte, além de admirarem o potencial da Seleção, as curiosidades sobre as equipes também tomaram de conta dos debates. Os três gols da atacante Cristiane foram momentos de muita celebração para todas as presentes, sob olhares curiosos dos demais no bar.

Para a jornalista Raiza Tavares, acompanhar o jogo em um ambiente tão masculino representa muito, muito além do futebol. A torcedora também comentou que a técnica das jogadoras impressiona, especialmente por não ter conhecimento através da grande mídia.

“Estou orgulhosa das meninas do Brasil! Elas são muito velozes e boas no que fazem. Acredito que elas chegarão à final e estou muito grata por poder vivenciar isso do jeito que estou, em um bar cheio de mulheres, bebendo cerveja e debatendo sobre a modalidade através de uma transmissão em tv aberta! Nós, mulheres, temos uma maneira diferente e carinhosa de vermos umas às outras e isso coroa o momento em que vivemos, legitimando o espaço que nos foi negado por muito tempo”, complementou Tavares.

Já para jornalista Thaise Ariadne, a expectativa é que os próximos jogos gerem mais engajamento por parte da torcida e fomente ainda mais o destaque das modalidades femininas no Brasil, inclusive com apoio de patrocinadores.

“Estou sentindo algo muito maravilhoso e isso é arrepiante! É um momento histórico para nós, mulheres, nós feministas, que lutamos tanto para ter espaço e igualdade com algo que já é comum entre os homens, como o futebol. Eu acho foda estar transmitindo os jogos em tv aberta, por acreditar que isso vai ajudar a tornar mais comum jogos de mulheres na televisão, fortalecendo o esporte feminino e as jogadoras, quem sabe até trazendo mais patrocínios e apoio”, finalizou Thaise.

Por todo país mulheres se organizaram para assistir o juntas – e agora é hora de marcar o próximo! A Seleção Brasileira Feminina entra em campo na próxima quinta-feira, 13/06, às 13h, contra a Austrália.