Com lançamento promovido pela Mídia NINJA, Greenpeace e 342Amazônia, app reúne materiais para facilitar o engajamento e uma rede de proteção ambiental

Foto: Mídia NINJA

Ativismo ambiental, música e florestania. Nesta terça-feira (4), noite que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Circo Voador, no Rio de Janeiro, faz um grande show para celebrar o lançamento do aplicativo 342Amazônia. Com Caetano Veloso cantando ao lado de convidados especiais, em palco que também recebeu ativistas e celebridades, a emergência pela ampliação do ativismo ambiental foi o grande tema da noite.

A iniciativa veio do 342 Amazônia, aliada à Mídia NINJA e ao Greenpeace. A ideia de um aplicativo que conectasse as causas ambientais a pessoas e movimentos interessados no engajamento pela Amazônia surgiu desde a formação do 342. O grupo alia movimentos sociais, intelectuais, ambientalistas, ativistas e celebridades, dando peso a causas públicas, ampliando e furando a bolha de assuntos políticos que merecem grande reverberação. O nome remete ao número mínimo de deputados necessários para os votos em plenário no legislativo.

O app já está disponível para IOS e Android, dando acesso a informações e materiais sobre campanhas e decisões tomadas pelo governo a respeito das causas ligadas ao meio ambiente. A ideia é fortalecer cada vez mais uma rede de proteção da Amazônia e de outros biomas.

“A Amazônia hoje está na mira de uma política genocida do governo Bolsonaro. Por muitas vezes nós e nossas ancestrais tivemos que nos reinventar face à brutalidade desse sistema genocida que mata e destrói o meio ambiente. Se isso não te comove, alguma coisa está errada com você”, diz a ativista Sônia Guajajara em discurso no Circo Voador, ao lado de outros indígenas dos mais diferentes povos. “Recorremos a um aplicativo, a uma ferramenta, pra gente juntar todos os que lutam por uma causa comum”.

Diversos temas foram discursados no palco do lançamento, ganhando visibilidade nas vozes de artistas como Letícia Sabatella, Christiane Torloni, Luiza Mell, Mateus Solano e Bela Gil, entre outros que também dialogaram fora do palco. Com Caetano Veloso, estiveram Maria Gadú, Teresa Cristina, Mosquito, Majur, Hiran, Banda Dônica, Lulu Santos e Jorge Drexler.