Foto: ThinkStock

Por Renato Janine Ribeiro

Conhece alguém que tem filhos pequenos? Ou que quer ter filhos? Então lhe explique que o deputado Bolsonaro quer que haja educação à distância a partir do ensino fundamental.

Isto é, dos 6 anos de idade.

Esta explicação é muito importante para possíveis simpatizantes do deputado Bolsonaro verem o que um governo dele vai trazer, para quem tem crianças em idade escolar.

Sabe o que é educação a distância?

Não há mais
– uniforme
– calçado
– merenda.

Não há mais escola, como lugar aonde as crianças e adolescentes vão.

Não haverá mais professora, professor, em contato direto com seu filho.

Na educação a distância, as crianças ficarão diante de uma TV, assistindo a aulas. Irão sim, talvez uma vez por semana, a um pólo presencial, como se fosse uma escola, mas que não é uma escola porque é só um dia por semana. E serão atendidas não por um professor da classe delas, mas por um monitor, que atenderá a muitas crianças.

(Educação a distância é boa para adultos, para gente mais velha, não para crianças e adolescentes).

Pergunta: as crianças vão ficar ligadas na aula pela TV? Vão ficar quietas? Claro que não. Vão precisar de alguém olhando, supervisionando.

A mãe vai poder sair, para trabalhar? Não. Alguém vai ter que ficar com a criança. Geralmente a mãe, às vezes o pai, talvez um irmão, ou então vai pagar uma empregada ou vizinha.

Quem tem dinheiro para isso? Para tratar uma empregada, uma vizinha ou para deixar de trabalhar?

Ah, e mais um detalhe: a equipe dele disse que seu Ministro da Educação será um importante empresário da educação a distância, Stavros Xanthopoylos. Portanto, ele vai querer mesmo educação a distância para crianças. Pode ser um bom negócio, mas não para elas. Ou para as mães e os pais.

Os links das declarações do deputado estão aqui:

Folha de São Paulo: Bolsonaro já tem nove nomes para ministérios em eventual governo

Bolsonaro defende educação à distância desde ensino fundamental

Bolsonaro propõe ensino à distância para combater marxismo e reduzir custos

Renato Janine Ribeiro é professor de filosofia, cientista político, colunista brasileiro, escritor renomado na área da educação, tendo sido ministro de Estado no ano de 2015.