Hoje, 21 de setembro é comemorado o dia da Árvore no Brasil. Entenda a história por trás do dia que que foi escolhido para conscientizar e lembrar da importância das árvores e florestas nacionais.

A velha Sumaúma. Foto: Araquém Alcântara

Por Iasmym Lima / NINJA Ambiental

O dia da árvore foi criado com o objetivo de realizar campanhas a fim de promover a importância da preservação das árvores, florestas e natureza. Esse dia foi escolhido por anteceder o início da primavera no hemisfério sul, que em alguns anos pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o dia da Árvore recebeu um novo nome: Festa Anual das Árvores instituída pelo decreto federal 55.795, de 24 de fevereiro de 1965. Apesar da mudança, o dia da Árvore ainda é lembrado por seu nome original nas escolas e nas mídias.

No dia 21 faz-se necessário lembrar da importância das árvores no nosso dia a dia e no ecossistema, responsável pelo oxigênio que respiramos, a sombra que nós refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem a mesma seria impossível a vida na terra. Estimular a reflexão sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição também é uma boa forma de comemorar o Dia da Árvore.

Algumas atitudes que visam preservar a natureza e as árvores:

• Plante uma árvore.
• Cuide do seu próprio lixo.
• Evite o desperdício.
• Pense antes de comprar devidos produtos.
• Vote consciente, acompanhe e cobre ações dos candidatos.
• Economize água e energia.
• Cuide do local onde você mora.
• Use os meios de transporte de maneira consciente.

Mas mais importante que se conscientizar no dia da árvore, são necessárias políticas públicas eficientes e atitudes ativas na valorização da nossa biodiversidade, natureza e ecossistema.