Foto: Mídia NINJA

Por Iasmym Lima / NINJA Ambiental

O secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou os países para a Cúpula do Clima no dia 20 de setembro, em Nova York (EUA), que terá como missão aumentar a ambição das metas dos países no enfrentamento da crise climática. Para chamar a atenção do poder público e de toda a humanidade sobre essa emergência climática, jovens do mundo todo convocam para a Greve Global pelo Clima.

Inspiradas pelo movimento Friday for Future, um grupo de organizações está convocando o mundo todo para uma greve geral neste mesmo dia. No Brasil, alguns grupos já começaram a se articular.

Mais de 60 personalidades globais assinaram um artigo no The Guardian explicando e convocando a greve.

A mobilização também é uma resposta direta à sequência de ataques que o governo Bolsonaro vem promovendo contra os povos originários, a Amazônia, o cerrado, a agroecologia e todas as iniciativas que propõem novas relações entre ser humano e natureza.

A tentativa de silenciar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão que monitora o desmatamento amazônico, é apenas um dos atentados mais recentes.

Os retrocessos têm chocado a opinião internacional e brasileira. A greve geral no dia 20 de setembro é uma forma de expressar a indignação nas ruas, estabelecer alianças e resistências.