O primeiro endereço internacional da Mídia NINJA teve seu lançamento esta semana, em Lisboa, capital portuguesa, com convidados de peso e casa lotada. A novidade sobre a Casa NINJA Lisboa agitou as redes sociais, especialmente os seguidores da Mídia NINJA que estão ou vivem do outro lado do oceano. A Casa foi lançada no sábado 6 de julho em parceria com a TodoMundo e desde então conta com uma programação intensa fortalecendo as redes lusófonas pela democracia no Brasil.

Estima-se que mais de 85 mil brasileiros vivem em Portugal, um dado que tem crescido no último ano em virtude do cenário político do Brasil. Lisboa, como diria o escritor angolano José Eduardo Agualusa, tem se tornado “a nova capital cultural do Brasil”, transformando-se em uma grande oficina de pensamento e criação artística. Não à toa, também tem se tornado ponte para posicionar mundialmente a luta pela democracia no Brasil, fazendo ecoar as denúncias contra os retrocessos em governos latino-americanos.

Veja em imagens e vídeos como tem sido a atuação NINJA em Lisboa nas primeiras semanas de lançamento da Casa:

Democracia em Vertigem

Em clima de pre-lançamento, a primeira atividade da Mídia NINJA em Lisboa foi na sexta-feira (5) com a exibição do filme documentário Democracia em Vertigem, no Cinema Ideal, recém-lançado na Netflix. Na ocasião, o público teve a oportunidade de debater o filme com a diretora Petra Costa e o cantor brasileiro Caetano Veloso.

Foto: Mídia NINJA

A exibição de Democracia em Vertigem na Europa simboliza o canal de resistência entre Brasil e Portugal, uma das principais missões da Casa NINJA em Lisboa. Sendo um recorte urgente sobre o recente processo histórico da democracia brasileira, o filme difunde um alerta para a comunidade lusófona sobre o cenário atual do governo brasileiro. Veja em vídeo um pouco sobre o debate ocorrido entre Petra e Caetano e as impressões que deixou no público em Lisboa.

 

Jean e Caetano, convidados ilustres de lançamento

Com recepção colorosa, a casa encheu no dia de lançamento em Lisboa. Com Caetano Veloso, Jean Wyllys e mediação de Inês Pedrosa, o debate de inauguração da Casa deixou cheia a esquina da Duque de Loulé desde cedo para que todos pudessem participar.

Abaixo, confira o debate na íntegra exibido ao vivo nas redes da Mídia NINJA: