Foto: Reprodução

O Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, possui o maior acervo de arte popular do Brasil, e desde que um condomínio próximo ao local foi construído, as obras de arte correm risco de serem destruídas em um alagamento. As chuvas que aconteceram nos últimos dias na capital fluminense levaram à pior inundação já sofrida pelo Museu, e aguarda da prefeitura a entrega de nova sede, que está com obras paradas há 20 meses.

Confira nota dos Amigos do Museu da Casa do Pontal sobre a situação

A cidade do Rio de Janeiro está um caos. Lamentamos essa tragédia que já levou vidas!

O Museu Casa do Pontal, maior acervo de arte popular do Brasil, também foi novamente brutalmente atingido com a pior inundação da sua história! Tragédia anunciada! Mais de 300 obras foram retiradas das galerias, completamente alagadas. 4.000 outras peças ainda estão com alto risco de serem atingidas!

As inundações começaram depois da construção de um mega condomínio no entorno do Museu, autorizado pela Prefeitura, que colocou o terreno em alto risco de alagamento.

A Prefeitura reconheceu sua responsabilidade, cedeu um terreno na Barra e prometeu recursos para construção de uma nova sede. Mas há 20 meses a obra está parada, 70% pronta! Faltam apenas 5 meses! O momento é crítico, uma verdadeira emergência!

Esse acervo, parte fundamental do patrimônio brasileiro, precisa ser salvo!

Amigos do Museu Casa do Pontal

#SalveoMuseudoPonta

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução