Em seu terceiro ano, projeto contará com quatro edições e debaterá o tema #feminismos.

.

O projeto Mulher com a Palavra chegam ao terceiro ano e no dia 29 de maio, às 20h, abrem a série de encontros em 2018 recebendo a escritora Conceição Evaristo e a cantora Karol Conka, num encontro de gerações e experiencias artísticas para dialogar sobre o tema #feminismos!. Realizado pela Maré Produções Culturais, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, com o patrocínio da Avon e da Bahiagás, o evento retornará ao palco do Teatro Castro Alves, seguindo a perspectiva de criar espaço de reunir personalidades brasileiras para falar sobre empoderamento feminino, carreira profissional e artística.

De acordo com Dayse Porto, diretora artística, a escolha do tema #feminismos!, assim mesmo com exclamação, tem a ver com a ênfase que o Mulher com a Palavra deseja dar em 2018: “há mais de dois anos valorizamos a trajetória pessoal e profissional de mulheres artistas, trazendo reflexões sobre gênero, inspirando pessoas. Agora queremos ir um pouco mais a fundo; vamos discutir as muitas formas de ser feminista na atualidade”.

Assim, seguindo a perspectiva dos anos anteriores, o Mulher com a Palavra em 2018 vai convidar mulheres artistas e de outras áreas que trazem a temática da igualdade de gênero para suas práticas. “Buscaremos a cada edição convidar mulheres que falam de feminismos em seus trabalhos ou nos espaços de visibilidade que ocupam” acrescenta Fernanda Bezerra, idealizadora da iniciativa. A novidade que neste ano, a cada encontro, serão convidadas duas mulheres de expressão para conversar e dividir o palco do Teatro Castro Alves, sempre contando com uma mediação de uma comunicadora baiana.

O Mulher com a Palavra já recebeu nomes como Elza Soares, Taís Araújo, Camila Pitanga, Marina Lima, Zélia Dunkan, Márcia Tiburi, Preta Gil, MC Carol e Elisa Lucinda e já contou com a mediação das jornalistas Tereza Cruvinel, Maíra Azevedo (Tia Má), Rita Batista e Vânia Dias. E em #feminismos – A escritora Conceição Evaristo e a cantora Karol Konká, mulheres reconhecidas tanto pelas suas obras artísticas, quanto pelos posicionamentos e força da fala são bons exemplos da diversidade das formas de luta e do próprio feminismo atual. “Feminismo não é “um”. São vários. Diversos movimentos políticos, ideologias, filosofias que visam a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Vivemos a chamada “Terceira Onda” do feminismo desde os anos 1990” acrescenta Porto. Especialmente nos últimos anos, a diversidade das perspectivas de luta e de busca por igualdade se evidenciam, especialmente pelo emprego da internet e das redes sociais como uma arena pública, onde todos emitem opiniões, compartilham experiências e posicionamentos.

.

A conversa deverá versar para além de apresentar o percurso artístico e trajetória de vida das duas convidadas, mas também refletir com elas sobre a pluralidade do feminismo hoje e como o termo vem se ressignificando, seja por ser mais debatido no cotidiano de homens e mulheres cis e trans, seja por extrapolar os muros da academia e dos movimentos sociais, chegando no mundo do entretenimento, na moda, entre tantos outros espaços.

Gerações de Mulheres Negras – Duas representantes do feminismo negro brasileiro, pulsante e atuante nas mais variadas expressões, sejam artísticas, sejam políticas, sociais e culturais. Conceição Evaristo é uma das escritoras mais aclamadas da literatura brasileira atual, reconhecida com o Prêmio Jabuti. A mineira começou a publicar seus livros na década de 90, nos Cadernos Negros, um espaço fundamental para difusão da produção literária de autores negros no Brasil. Conceição Evaristo é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, tendo em paralelo a sua trajetória como escritora a militância política, que se reflete em suas obras que se espraiam entre poemas, romances, contos.

A rapper Karol Conká é curitibana, extrapolando o mundo dominado pelos homens no hip hop e se expressando também como apresentadora, modelo e produtora, sendo uma presença frequente em campanhas de publicidade. Sua música é o principal veículo de sua expressão, trazendo um discurso feminista que se encaixa na sonoridade de um rap que se alia às batidas do funk, do trap, reggae e outros ritmos negros contemporâneos.

No Mulher com a Palavra será possível conferir uma conversa com duas mulheres negras de êxito em suas carreiras artísticas, que venceram os desafios postos pela condição socioeconômica, aprofundados pelo racismo e sexismo.
Serviço

Mulher com a Palavra – Abertura do Ano III com a escritora Conceição Evaristo e a rapper Karol Conka

Dia 29 de maio, às 20h
Palco Principal do Teatro Castro Alves
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada) (disponíveis nas bilheterias do Teatro Castro Alves, Balcões SAC e no site http://www.ingressorapido.com.br