Foto: Laura Barbosa / Mídia NINJA

Centenas de trabalhadores sem teto ocuparam hoje, (31), as duas vias da Avenida Paulista, em São Paulo. Em frente à Caixa Econômica, o movimento reivindicou o direito à moradia e liberação das contratações do Minha Casa Minha Vida, na modalidade entidades. O programa, marca da política habitacional dos governos Lula e Dilma, foi o responsável pela construção de milhares de casas em todo país e agora encontra-se completamente congelado, sem orçamentos, a mando de Michel Temer.

ENTIDADES

A modalidade entidades permite, entre outras coisas, maior autonomia dos movimentos sociais no planejamento e gestão das obras, o que garante maior aproveitamento do recurso e também a contratação dos próprios sem teto na construção e apoio das obras, gerando emprego para a população de maior vulnerabilidade social.

NEGOCIAÇÃO

Uma comissão do movimento, composta por 9 pessoas, se reuniu com superintendente da Caixa Federal para negociar: “Estamos aqui para cobrar da Caixa Econômica Federal celeridade nas avaliações dos nossos projetos, para que assim que forem liberados os recursos eles possam resultar em contratações de obras”, explica Jussara, uma das coordenadoras do MTST.

Ao fim da negociação, o informe passado para o movimento foi de que a sinalização do superintendente da Caixa Econômica de Brasília foi positiva: “a seleção está prestes a ser liberada pelo Ministério das Cidades, a liberação deve acontecer nas próximas semanas”, afirmou Josue, do MTST.

Foto: Laura Barbosa / Mídia NINJA