Por MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Famílias do MST que ocupam uma área abandonada pelo Estado em Capela de Santana, na região do Vale do Caí, denunciam que estão sendo intimidadas pelo Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar, que está em frente ao acampamento desde a última sexta-feira (30).

A área, de aproximadamente 150 hectares, foi ocupada no final do ano de 2016. Segundo os Sem Terra, lá funcionava a Escola Estadual de Ensino Profissional Unidade Capela de Santana, mas o local já estava abandonado há mais de dois anos quando ocorreu a ocupação. Hoje cerca de 70 famílias vivem no acampamento, onde cultivam hortaliças, aves e suínos.

Conforme os acampados, a polícia ronda o local, inclusive com helicóptero, desde a última sexta-feira, e as famílias que saem para trabalhar estão sendo proibidas de retornar ao acampamento. “Quem saiu cedo para trabalhar agora à noite não poderá entrar no acampamento. Todas as entradas estão bloqueadas pelos policiais, estão tirando o nosso direito de ir e vir”, denuncia o acampado Carlos Mussolini.

Ainda de acordo com os Sem Terra, integrantes do BOE teriam informado a eles sobre a possibilidade de ocorrer o despejo da ocupação na manhã desta terça-feira (4). No entanto, o que intriga os acampados é que até o momento eles não foram notificados por oficial de justiça sobre reintegração de posse, e que um despejo sem decisão judicial se caraterizaria como uma ação arbitrária da polícia e do Estado do Rio Grande do Sul.