Em audiência na Câmara dos Deputados, ministro Ricardo Salles recebe troféu de Exterminador do Futuro e é exposto a questionamentos e denúncias sobre atuação do Ministério do Meio Ambiente sobre devastação da Amazônia

Foto: Henrique Medeiros / Mídia NINJA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, recebeu hoje na Câmara dos Deputados o prêmio Exterminador do Futuro. O troféu foi entregue pela dimensão dos estragos e crimes contra a Amazônia, ganhando renome e vexame internacional. O jovem que fez a entrega na mesa do plenário ao ministro foi agressivamente empurrado para fora do plenário, conforme vídeo exibido ao vivo no canal da Câmara.

Na ocasião, Salles responde parlamentares sobre denúncias e atitudes do Ministério do Meio Ambiente sobre políticas relacionadas à proteção da Amazônia. Até agora em audiência, o ministro já foi questionado sobre o isolamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) após contratação de empresa privada para monitoramento da Amazônia, sobre a indiferença com os crimes do dia do fogo.

“Eu oriento você a ir conhecer a Amazônia, conhecer as ONGs e ver as contribuições que os povos indígenas têm dado ao meio ambiente. Eu acompanho se for preciso”, disse a deputada Joenia Wapichana (REDE).

Na mesma oportunidade, ativistas também foram entregar ao ministro documento com um milhão de assinaturas contra o leilão de petróleo que ameaça Abrolhos, santuário da vida marinha no Brasil.”É a força da sociedade para mostrar que o meio ambiente precisa de cuidados e que esse ministério do Meio Ambiente tem sido negligente em relação a isso”, diz Rafael Sampaio, diretor da plataforma change.org.

Salles, além de não receber o abaixo-assinado, que foi entregue a outros parlamentares, se ausentou do plenário antes que a audiência acabasse. O ministro não respondeu todos os questionamentos e a audiência teve continuidade após a sua ausência. “Mais uma vez ele fugiu. Ele mente sobre vários dados, não responde as perguntas e escolhe a hora de ir embora”, disse a deputada Taliria Petrone (PSOL). A audiência ocorreu na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Clique aqui para assistir na íntegra e ao vivo.

Foto: Henrique Medeiros / Midia NINJA

Foto: Yasmin Velloso / Mídia NINJA

 

 

Foto: Yasmin Velloso / Midia NINJA

Foto: Henrique Medeiros / Midia NINJA

Foto: Yasmin Velloso / Midia NINJA

Foto: Yasmin Velloso