Foto: Andressa Anholete / Arquivo Max Maciel

Está no ar a terceira temporada da websérie Minha Quebrada, um programa de entrevistas feito dentro de um Opala 79, que circula pelas vias do Distrito Federal. Quem conduz o papo é o ativista Max Maciel, de Ceilândia, idealizador da série junto a uma equipe de jovens da periferia candanga.

No programa de abertura, Max traz para o Opala o convidado Verruga One em uma conversa sobre a cultura LowRider. O LowRider tem origem na periferia americana, em Estados que fazem divisa com o México, puxada por grupos de imigrantes que customizavam seus carros, geralmente modificando seu sistema de suspensão, deixando os veículos quase junto ao chão. O LowRider apresenta traços característicos bem parecidos com as quebradas brasileiras, até por isso tem seus focos nas periferias de cidades como São Paulo e Brasília. Verruga One será apresentado junto ao seu royal biker Club, um dos clubes mais atuantes no Brasil.

Em duas temporadas, o programa Minha Quebrada rodou nove cidades do Distrito Federal e entrevistou, dentro de um Opala 79, 16 jovens dessas regiões. A websérie vem resgatando histórias e memórias de lugares como Santa Maria, Recanto das Emas, Estrutural e Planaltina, entre outras. O objetivo é um só: divulgar iniciativas que transformam as periferias do Distrito Federal.

Confira abaixo o primeiro programa desta terceira temporada: