Mídia Ninja realiza a primeira edição do seu festival ativista e inaugura nova sede em São Paulo: a Nave Coletiva. Serão 80 horas de programação reunindo uma poderosa grade de convidadas e convidados e centenas de ativistas, artistas e colaboradores de todo o Brasil e América Latina.

Foto: Mídia NINJA

Quem acompanha a cena política nacional, sabe quem é a Mídia NINJA e o barulho que ela faz nas redes sociais e nas ruas. Quem acompanha de perto, sabe que, mais do que de um veículo de mídia, trata-se de uma rede ativista que planta sementes de transformações por onde passa, unindo arte, cultura e política. Agora, mais um fruto está para nascer dessa floresta: é o Festival Ninja, que promete ser um dos maiores eventos ativistas do ano.

Com uma programação impactante, o evento irá inaugurar a Nave Coletiva e tem como proposta fomentar discussões e gerar impactos no complexo mosaico de temas que compõem o agitado debate político do século XXI.

A primeira lista de convidados, anunciada com mais de 100 nomes, surpreende pela representatividade, relevância e capacidade de gerar discussões amplas, por meio do jornalismo, cultura, política e comportamento em geral.

Acesse: festivalninja.org

No cartaz de divulgação, é possível ver ao mesmo tempo a atriz e empresária Cleo – mais de 11 milhões de seguidores – ao lado de Dríade Aguiar, uma influenciadora em ascensão. Mulher, negra e nascida em Cuiabá, ela tem apenas 26 anos e já é uma das principais editoras da Mídia Ninja. Caetano Veloso, Manuela Dávila, Glenn Greenwald, Sônia Guajajara, Guilherme Boulos, Alinne Moraes, Fernando Haddad, Célia Xakriabá, Walcyr Carrasco, Pastor Henrique Vieira e Nataly Neri estão entre os nomes confirmados pela curadoria coletiva.

Pablo Capilé, um dos criadores da rede, ao falar sobre o Festival, explica como chegaram até aqui, qual o conceito do novo espaço e os planos para o futuro:

“Se nossa história fosse uma série, já seriam 10 temporadas! Mas o resumo é o seguinte: um movimento que surgiu em cidades como Cuiabá, Uberlândia e Rio Branco no Acre e conseguiu mostrar para o mundo através de projetos inovadores na cultura e comunicação que é possível trabalhar de forma coletiva e se conectar ao espaço-tempo de nossa geração. Com mais de 150 nomes, o Festival Ninja é um ótimo exemplo da forma ampla e diversa por meio da qual construímos as nossas articulações”.

Sobre a nova sede, batizada de Nave, Capilé ilustra: “Imagine um lugar onde todas as lutas e causas se encontram, onde possa brotar uma verdadeira floresta ativista, com seus afluentes e rios voadores carregando nuvens de tecnologias social em uma experiência de autogestão e psicodelia política. Essa é a Nave. Aqui vamos construir novos mundos possíveis”, declara o ativista.

Cambuci: de volta para o futuro

Foto: Mídia NINJA

Em uma viagem de volta para o futuro, o coletivo Fora do Eixo está de volta ao bairro do Cambuci, na mesma região que entre os anos de 2011 e 2013 um antigo sobrado foi transformado em um mix de bunker político com campus universitário e casa de shows.

Naquela época, a cena, que girou em torno do espaço e dos integrantes do coletivo, marcou a trajetória de artistas como Criolo, Emicida e Gaby Amarantos, ao mesmo tempo em que protagonizou uma efervescente onda de política e cultura nas ruas de São Paulo. Atos como a Marcha da Liberdade e os festivais Existe amor em SP e Anhangabaú da Felicidade marcaram a cidade e criaram parte do caldo que originou o surgimento da Mídia NINJA e a explosão de Junho de 2013.

Cinco anos depois, a Mídia NINJA se consolida com mais de 5 milhões de seguidores e grande engajamento nas redes sociais, ocupando um espaço fundamental no cenário da cultura e da comunicação no Brasil. Com o já clássico avatar preto de olhos pixelados, a Mídia Ninja é uma espécie de influenciadora coletiva. Suas redes são referência para ativistas e movimentos sociais. Mais do que um veículo de comunicação, a comunidade que desenvolve o projeto consolidou uma importante rede de colaboradores e parceiros espalhados por todo o Brasil e América Latina.

Em meio ao caos social e político de 2019, marcado por um governo autoritário que flerta com a ditadura militar, o coletivo vem mostrando fôlego e disposição para a construção de uma agenda positiva. Ao mesmo tempo em que percorreu quase 100 cidades do interior do Brasil, acumulou experiências bem sucedidas com casas coletivas em Salvador e Lisboa e tem planos para uma temporada em Nova York, eles ainda lançam nesta semana o Festival Ninja que irá inaugurar seu novo espaço: A Nave Coletiva.

SERVIÇO:

Quando: 21 a 24 de novembro
Onde: Nave Coletiva – São Paulo (o endereço será divulgado em breve)

Como participar: O Festival Ninja não terá a cobrança de ingressos. Porém, as vagas são limitadas.

Para garantir seu acesso, interessadas e interessados devem participar da campanha de financiamento do Festival. A doação de 50 reais garante automaticamente a presença, e a doação de 100 reais garante a participação e uma camiseta da Mídia Ninja.

Quer participar e não pode contribuir?

Siga o Instagram da Nave Coletiva. Preencha o formulário que está no link da bio, entre para a lista de inscritos e aguarde mais informações sobre a disponibilidade das vagas. Entraremos em contato por e-mail com todos os inscritos.

Já estão confirmados:

Fernando Haddad, Guilherme Boulos, Sonia Guajajara, Manuela D’Ávilla, Caetano Veloso, Mari Stockler, Paula Lavigne, Lua Leça, Luiz Eduardo Soares, Carina Vitral, Isa Penna, João Wainer, Walcyr Carrasco, Roberta Martinelli, Newton Cannito, Nátaly Neri, Túlio Gadêlha, Glenn Greenwald, Jamil Chade, Randolfe Rodrigues, Alessandro Molon, Célia Xakriabá, Ivana Bentes, Dyonne Boy, Vânia Catani, Ale Youssef, Daniel Sarmento, Cabelo, Marcos Augusto Gonçalves, Arnaldo Antunes, Mãe Nivia, Caio Mariano, Lala Deheinzelin, Marielle Ramires, Criolo, Biba Berjeaut, Bel Coelho, Renato Meirelles, Fabrício Nobre, Marco Antonio Fera, Dríade Aguiar, Carol Tokuyo, Spartakus Santiago, Max Maciel, Rachel Daniel, Bernardo Fala, Caio Revela, Bia Gremion, Jandira Feghali, Tainá de Paula, Marina Person, Marcelo Freixo, Vinicius Lima, Bruno Ramos, Henrique Vieira, Denis Russo, Juliano Medeiros, Valério Arcary, Ioshiaqui Shimbo, Paula Marques, Maria Antônia Goulart, Carlos Cândido, Raquel Blaque, Mônica Horta, André Zanardo, Vinicius Durbano, Tatiana Barros, João Pedro Stedile, João Paulo Rodrigues, Renata Souza, Sâmia Bomfim, Natália Bonavides, Cleo, Lenissa Lenza, Roberta Rodrigues, Alexandra Gurgel, Babi Thomaz, Petra Costa, Claudio Prado, Beatriz Cerqueira, Leandrinha Du’Art, Ana Claudino, Gabriel RG, Gabriel Furlan, Isaque Costa, Vanessa Oliveira, Daniel Ganjaman, Juca Ferreira, Olívia Santana, Neggata, Ana Patté, João Brant, Vik Muniz, Xan Ravelli, Renato Rovai, Alinne Moraes, Pablo Capilé, Fabricio Noronha, Ava Rocha, Pedro Tourinho, Douglas Rodrigues, Kamilla Albino, Katu Mirim, Laryssa Sampaio, Max Jaques, Isis Maria, Alessandra Santos, Laura Carvalho, Liana Cirne, Ericka Gavinho, Fernanda Melchionna, Orlando Silva, Camila Vieira, Pedro Inoue, Luz Ribeiro, Carol Peixoto, Pam Araujo, Lindbergh Farias, Pedro Gorki, Nathalia Szermeta, Luiz Bolognesi, Nelsinho Santos, Mãe Beth de Oxum, Pai Rodney, Kenia Cardoso, Cris Vector, Laís Bodanzky, Carmen Ferreira, Babiy Querino, Debora Ambrosia, Genesis, Ana Claudino, Neggata, Helen Nizinga, Carol Dall Farra, Letícia Brito, Valentine, Nicole Balestro, Bruno Torturra, Thiago Vinicius, Fabio Mariano, Luciana Pioto.

Sobre a Nave

A Nave fica no bairro do Cambuci, zona central de São Paulo. São 4 mil metros quadrados, com dezenas de salas e espaços de convivência e que vai reunir em um mesmo local todas os projetos e atividades em desenvolvimento pelo Fora do Eixo e a Mídia Ninja.

Estúdio de podcast, estúdio de TV, cursos, oficinas e workshops, cinema, Ella, design ativista, S.O.M, Rede Brasil de Festivais, hostel, centro de ativismo alimentar XEPA, maker e hacker space Ninja, loja dos produtos NINJA e de parceiros, galeria de arte urbana e estúdio de artes visuais, representações da APIB, do MTST e da UNE e um Armazém do Campo do MST já são algumas das iniciativas que estarão reunidas na NAVE e em pleno funcionamento a partir do dia 24 de novembro.

Sobre a Mídia NINJA

A Mídia NINJA foi fundada em 2013 e ganhou notoriedade durante as manifestações de junho que reuniram milhões nas ruas do Brasil. À ocasião, realizou coberturas ao vivo dos protestos, com múltiplos pontos de vista invisíveis na mídia tradicional. Em 2016, foi uma das principais iniciativas de resistência na luta pelo fortalecimento da democracia em meio a instabilidade política. Hoje a rede engaja mais de 5 milhões de seguidores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil.

É uma rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir das novas tecnologias e de uma lógica colaborativa de trabalho. Entende a comunicação democrática como um direito humano e defende o interesse público, a diversidade cultural e o direito à informação, visibilizando pautas de comunicação, cultura, meio ambiente, juventude e tudo que dialogue com as transformações do mundo no século XXI.

Rede internacional

A Mídia NINJA possui um amplo diálogo com grupos de mídias cidadãs em todo o mundo. Busca construir frentes internacionais e trocar experiências com ativistas, coletivos e redes de comunicação, além de impulsionar redes regionais, como o Facción – Red Latinoamericana de Midiativismo, com mais de 200 ativistas de comunicação em 21 países.