.

Leia o manifesto na íntegra

MEDICINA CONTRA O FASCISMO EM FAVOR DO SUS

Somos estudantes de medicina, docentes e médicos que atuam em Brasília (UnB, ESCS, UCB), em faculdades públicas e privadas, trabalhando no SUS diariamente, que é parte integrante de nossa formação.

Fazemos parte de um grupo articulado que acredita na importância do SUS e na luta pela dignidade humana, assim como nos preceitos éticos da profissão. Combatemos qualquer tipo de violência contra as minorias.

Nosso grupo possui representantes indígenas, negros, LGBTs, cotistas, todos juntos por uma formação que preze pelo acolhimento ao próximo, seja quem ele for. Todos os argumentos e discursos que ferem os preceitos de humanidade de qualquer minoria são contra a saúde, de uma forma inadmissível.

Temos um profundo respeito pelas mazelas sociais, lidando diariamente com a tentativa de ampliar cada vez mais a cobertura e o acesso à saúde, como está previsto nos primórdios da criação do Sistema Único de Saúde(SUS). Amparar desde o ribeirinho que vive longe, com acesso difícil, passando pela travesti que é marginalizada, incluindo o pobre que vive nas ruas, a mulher vítima de violência, até você e eu, que somos todos cidadãos.

Acreditamos que o respeito e a defesa contra qualquer discurso fascista é parte da construção de uma sociedade mais saudável. Cabe lembrar que palavra respeito é citada 5 vezes no Código de Ética Médica.

“O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seu conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade integridade”, diz os princípios fundamentais que regem nossa classe profissional.

Dizemos não ao fascismo! #ELENÃO

CONTRA TODO ÓDIO, SEREMOS RESISTÊNCIA!