Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Flavinha e Thaís encantam o público em apresentações sem falhas e quedas

Por Ketlen Gomes/ PanAmericanas

Salto, barras, traves e solo. Entre músicas, arte, muita força e equilíbrio, ontem (29) aconteceu a final do individual geral feminino. No grupo principal, que disputava medalha, duas brasileiras, Thaís Fidelis e Flávia Saraiva passaram pelas quatro rotações. Na primeira, o salto Thaís ficou atrás, com 13.700 e Flávia com a terceira melhor nota no aparelho, 14.150. Na segunda rotação, as barras assimétricas, Thaís, que está no seu primeiro pan-americano, teve uma série com dificuldade média e uma boa apresentação, conseguiu 12.750 pontos. Na vez de Flavinha, a ginasta teve uma série com mais dificuldades e uma saída boa, no entanto, dois passos grandes deram a ela a nota 12.800, e as brasileiras acabaram nas 6º e 5º posições respectivamente.

Depois de terem tido dificuldades nas barras assimétricas, as ginastas tinham que correr atrás na pontuação para voltar a busca por medalha, e assim foi. Na trave de equilíbrio, a grande preocupação dos comentaristas, já que haviam tido quedas nas apresentações anteriores, as brasileiras arrasaram e passaram sem quedas. Thaís teve alguns desequilíbrios, uma série com poucas dificuldades, mas uma saída impecável, um duplo carpado bem executado que deu a Fidelis 13.000 pontos. Flavinha também foi boa, com duplo carpado na saída também, e um leve passo para trás na aterrissagem, mas uma ótima postura, ficando na quarta posição com 13.500.

No último aparelho, a ginasta Thaís não teve falhas graves nem quedas, uma boa apresentação mas com críticas de comentaristas, que esperavam mais da brasileira, ela obteve 13.250 pontos e assim ficou na 6ª posição. Thaís saiu feliz do ginásio, e o público que a viu certamente também ficou encantado com as apresentações da novata em pan-americanos. Flavinha ainda tinha chances reais de medalhas, sua apresentação foi encantadora, com uma série perfeita artisticamente, sem descontos e quase perfeita ginasticamente, assim ficou com 13.900 de pontuação. Nesse momento, o Brasil assumia a liderança, mas ainda faltavam as três ginastas com as melhores pontuações. Logo em seguida, a canadense Ann Black foi para o solo e além de falhas na execução pisou fora do tablado, ficando apenas com 12.600 pontos na última rotação. Ainda estava vivíssima na disputa do ouro mas a norte americana Kara Eaker teve uma boa série, elegante, também caiu e teve pontuação 12.350.

Após a apresentação de Kara, Flavinha estava no segundo lugar e já garantia a medalha de bronze no somatório das pontuações, quando a americana Riley, que fez a última apresentação do dia, ao som de música violino, foi clássica e com as partes ginásticas bem executadas, mas ficou com 13.525 pontos, o que deu o ouro a canadense Ann, que garantiu o bi pan-americano e deu a brasileira a medalha de bronze.

As ginastas voltam a se apresentar nesta quarta-feira (31), onde irão disputar apenas em um aparelho.