Protagonizado pelas atrizes Bruna Linzmeyer e Camila Pitanga, o novo videoclipe de Letrux é uma festa-sonho em que todo lance é livre mas nem sempre imaginário

A cantora e compositora Letícia Novaes, a Letrux estava andando pela Avenida Paulista quando começou a cantarolar “Ninguém Perguntou Por Você…”. Desistiu de entrar no metrô e continuou a caminhar para não perder a inspiração, que veio “numa tagalada” em letra e versos completos naquele dia. Um dos maiores hits do premiado disco “Letrux em Noite de Climão”, a canção “Ninguém Perguntou por Você”, que Letícia define como “um amor inventado na cabeça: perfeito na imaginação e um desastre na vida real”, agora ganha sua versão audiovisual em clipe protagonizado pelas atrizes Bruna Linzmeyer e Camila Pitanga.

Com direção e roteiro de Pedro Henrique França, o videoclipe se transformou numa festa de celebração ao amor e à liberdade, baseada nas mensagens que a própria canção traz.

“‘Ninguém Perguntou por Você’ é uma música sobre a liberdade de pensamento. Ninguém pode mandar no nosso pensamento, em quem desejamos, com quem queremos fazer uma suruba ou ter um filho, ainda que só em pensamento. Isso nos pertence, isso é nosso”, sublinha Letícia. “Estou muito feliz com a chegada do diretor Pedro Henrique França pra somar imageticamente nessa história. Equipe dos sonhos, deslumbre puro. Já tinha pirado muito com o clipe que ele fez recentemente pra Tulipa Ruiz (“Pedrinho”), coisa mais linda. Delicado e forte ao mesmo tempo”.

Inspirado pelas diversas vezes em que dançou essa música nos shows da Letrux e em festinhas, o diretor e roteirista foi embalado por esses primeiros encontros na noite que podem virar histórias fantasiosas (ou, quem sabe, concretas) de amor, ainda que seja só um sonho. Para o diretor, no delírio ou na vida real, o amor pode ser do jeito que a gente quiser. É o que ele propõe nesse encontro numa festa em que diferentes corpos se encontram e se misturam. Para Pedro Henrique França, essa pista de dança imaginária é

“uma espécie de mundo ideal, em que todxs convivem, se respeitam e onde uma fricção de corpos e intenções pode virar uma linda história de amor”.

“Em tempos estranhos em que sugere-se uma nova era sectária em desalinho com os avanços do respeito ao outro e da humanidade, colocando mulheres e homens em caixinhas que já não comportam o universo de possibilidades do amor, do desejo e das famílias, esse clipe vem afirmar em tons de vermelho, que cada um veste, ama e constitui famílias como e com quem quiser. E não aceitamos imposições sobre isso, porque a liberdade é um direito irrevogável de todxs nós”, afirma França.

Fã de muito anos da carreira de Letícia (desde a outra banda, Letuce), a atriz Bruna Linzmeyer aceitou feliz o convite para protagonizar essa história, que diz também sobre o seu universo. “Há muitas maneiras de falar sobre ódio. Uma delas é não falar sobre ele, é falar sobre amor. Ouço a Letícia desde que cheguei no Rio, há dez anos. Cantei muito ‘Você x Você’, ‘Estilhaça’ até o estrondo que é ‘Noite de Climão’. Perdi completamente as contas de quantas vezes vi esse show. Acho que tudo isso já responde sobre minha euforia de fazer esse clipe. Ainda mais dessa música, irônica e doce, dolorida e cheia de sonhos, tudo ao mesmo tempo. Vestir vermelho, sorrir e dançar ao lado da Camila, essa mana que admiro há tanto tempo, por quem tenho tanto carinho, foi só alegria. Nossa equipe pequenina, entre amigues. Foi um processo bonito, de boas conversas, boas risadas entre Pedrinho, nosso diretor, e nós. Frames tecidos com amor e sobre amor”, afirma Bruna Linzmeyer.

Camila Pitanga ressalta que “vivemos um tempo em que é urgente falar do fundamental”.

“Amor é fundamental em todas as suas possibilidades. Amor não pode ter limite, precisa ser multiplicado em forma e volume. Precisa ser presente, porque é urgente. Falar de amor por meio da arte, em comunhão com Letícia, por quem tive a sorte de ser arrebatada no show ‘Em noite de Climão'”, diz a atriz. Ela enaltece ainda o dia em que o clipe foi rodado, “com a troca e a entrega necessárias para fazer arte transformadora e potente”, e o encontro com Bruna em cena. “É importante falar em Bruna, uma irmã que me comove de muitas formas e esse trabalho é mais uma delas. Espero que todo esse sentimento chegue a cada pessoa que assista ao clipe”.

Lance livre, imaginário, “Ninguém Perguntou por Você” é um convite para dançar o amor.

Misto de sonho com vida real, “Ninguém Perguntou por Você” é sobre a liberdade que horror nenhum nos tira. Quem viver, verão. “O resultado do vídeo ficou como a música é em si: um delírio, um devaneio, um sonho, um desejo. Uma invenção de paixão, do jeito que a gente quiser e desejar, sem ninguém meter o bedelho”, anuncia Letícia. Preparem-se: essa sim é uma nova era.

 

NINGUÉM PERGUNTOU POR VOCÊ Uma música de: Letícia Novaes – Letrux (@leticialetrux) Com Bruna Linzmeyer (brunalinzmeyer) e Camila Pitanga (@caiapitanga) Direção e roteiro: Pedro Henrique França (@pfranca) Produção: Gabriel Bortolini (@bielbortolini) e Nathalia Ribeiro (@nathyeribeiro)

Fotografia: Dudu Mafra (@dudu.mafra) Still: Flora Negri (@floravnegri) Direção de arte: Chica Caldas (@chicacaldas) Figurino: Marina Franco (@marininhafranco) Maquiagem: Gabriel Ramos (@gabrielramos6) Preparação de elenco: Sol Miranda (@solmiranda) Gaffer: Lucas Stirling (@omagodapinturacontemporanea) Montagem: Bia Medeiros (@biamedeirxs) e Vinicius Nascimento (@hationstro) Finalização: Pedro Magalhães (@pe4dro) Design Gráfico: Victor Jobim (@jobimvictor) Assessoria de Imprensa: Antonio Trigo (@trigoantonio), Rafael Millon e Monica Ramalho (@belmira_comunicacao) Assistente de Produção – Luiz Schiavinato Valente (@luizschiavinato) Assistente de Figurino – Rafael Ouvires e Gabriela Fernandes (@gabfernds) Assistente de Maquiagem – Ibrahin Salim Assistente de Arte – Ruan D’Ornellas (@ruandornellas) 1˚ Assistente de Câmera – Victor Vidigal (@v.vidigal) 2˚ Assistente de Câmera – Joao Chataignier (@joaochataignier)
APOIOS Stirling Corporation (@stirlinglightingcorporation) GÁZ Sake (@gazsake) Solar dos Abacaxis (@solardosabacaxis) Cervejaria 2Irmãos (@cervejaria2irmaos) Camila Pitanga veste Haight / Wymann (@haight_clothing) (@wymann_rio) Bruna Linzmeyer veste Sri (@sriclothing)

AGRADECIMENTOS Priscila Fiszman Bernardo Mosqueira Adriano Carneiro de Mendonça Bruno Balthazar FIGURAÇÃO Ana Claudino Arthur Braganti Brilha LaLuna Chica Caldas Felipe Gonçalves Galba Gagóia Jazz K Lucas Batista Luiz Nadal Luiz Wachelke Marina Franco Nathalia Ribeiro Peter Albuquerque Sofia Viaja Victor Curi Yara Mangabeira