Foto: Divulgação

Em carta destinada ao Brasil, jovens de diferentes cidades europeias declararam seu apoio na luta pela democracia no país. “Só os brasileiros podem mudar o rumo dos acontecimentos”, diz a carta, “e acreditamos que será a força dos jovens que fará a diferença”.

Em posicionamento claro contra a eleição de Bolsonaro, os jovens enviam votos de resistência até o dia 28 de outubro. Leia abaixo a carta na íntegra:

EM APOIO DOS JOVENS PROGRESSISTAS BRASILEIROS

Nós, jovens cidadãos europeus, comprometemo-nos a apoiar a união da juventude progressista do Brasil na sua luta para salvar a democracia.

Nós assistimos os resultados do primeiro turno do processo eleitoral brasileiro com grande preocupação. Só os brasileiros podem mudar o rumo dos acontecimentos e acreditamos que será a força dos jovens que fará a diferença.

A ameaça à democracia é real, a divisão do povo é dramática, o populismo alimentado pelo medo tornou-se violento. Estes são os valores representados na candidatura de Jair Bolsonaro.

A história do Brasil e da Europa foi marcada pelo sombrio episódio de ditaduras. Os nossos povos sofreram os males da guerra e da opressão. Muitos eram os brasileiros que, como refugiados, buscavam o exílio na Europa e vice-versa, pois ditaduras só dão espaço para a obediência aos tiranos. Foi com a conquista da democracia que conseguimos construir uma sociedade melhor, com mais oportunidades e levantar as bandeiras do estado bem-estar buscando mitigar as desigualdades. Sabemos que a luta por estes ideais nunca acaba. Em tempos de crise, existem forças que tentam nos seduzir para o caminho do retrocesso, tentando nos convencer de que sacrificar nossos direitos será a única solução.

Não desistam! Até o dia 28 de outubro, lutem incansavelmente, toquem e cantem novamente as canções e poemas de resistência e solidariedade nas ruas. Lembre-se da luta que foi necessária para conquistar a soberania do povo.

O Brasil é um país com extensas relações internacionais, de dimensões gigantescas e composto por um povo multicultural que reúne em seu sangue e sua história a mais rica mistura de etnias. A divisão que eles estão tentando plantar artificialmente na sociedade brasileira só enfraquece este grande povo.

Digamos um categórico NÃO a Bolsonaro, pela construção de um Brasil de valores humanos, de liberdade, com igualdade e solidariedade. Nós estamos com connosco!

#ELENÃO!

List of subscritores

Felipe Damasceno, Juventude Socialista member and Together Ambassador
Maximo Plo, Together Ambassador
Lorenzo Ammiratti, Together Ambassador
Mu-Hamid Pathan, Barrister and Independent Policy Advisor
André Branco Pereira, School of Democracy Graduate and Together Ambassador
Jawad Khan, Young Labour member and School of Democracy Graduate
Teresa Mavalo, School of Democracy Graduate and Together Ambassador
Robert Zielonka, School of Democracy Graduate and Together Ambassador
Ana Abdi, School of Democracy Graduate
Giulia Barbos, School of Democracy Graduate
Emilie Bartolini, School of Democracy Graduate
Jonathan Brash, School of Democracy Graduate
Lazlo Bugyi, School of Democracy Graduate
Luis Carvalho, School of Democracy Graduate
Giulio Coppola, School of Democracy Graduate
Emir Daic, School of Democracy Graduate
Hugo Decis, School of Democracy Graduate
Pierre Grangé, School of Democracy Graduate
Carolina Lima Henriques, School of Democracy Graduate
Presilia Alicia Malila, School of Democracy Graduate
Andrea Mascaretti, School of Democracy Graduate
Christian Neubacher, School of Democracy Graduate
Esraa Osama, School of Democracy Graduate
Maria Russo, School of Democracy Graduate
Zafeiris Sidiropoulos, School of Democracy Graduate and Together Ambassador
Sebastian Stolting, School of Democracy Graduate
Maxim Vanderkerckhove, School of Democracy Graduate and Together Ambassador