Foto: Alcinete Gadelha

por Arison Jardim para Brigada Amazônia

Após acusação de invasão por um suposto grileiro, Justiça do Acre pede arquivamento de processo contra os jovens trabalhadores rurais e seringueiros Francivaldo Silva e Maurir Santos, da comunidade São Bernardo, em Rio Branco, no Acre. O fazendeiro Mozar Marcondes Filho não compareceu à audiência realizada nesta quarta-feira, 2, mostrando que os trabalhadores não estavam realizando nenhum crime.

Na última semana, a Brigada Amazônia, do Mídia Ninja, contou a história dos jovens que foram torturados e espancados por policiais militares, enquanto trabalhavam em sua terra. “O senhor Moza enviou quatro policiais, sem ter nenhum mandato judicial para retirar nós daquele local. Eles nos abordaram, me amarraram com minha própria blusa e levaram nós para a beirada da casa. Disseram que iam matar nós e perguntaram quais eram nossas últimas palavras de vida”, assim relatou Francivaldo.

O defensor Eugênio Araújo explicou que o arquivamento se deu, além da falta do acusado, porque “o promotor não verificando nenhum outro ilícito de ação de ordem pública incondicionada, pediu o arquivamento. Ele entendeu que, não havendo violência por parte dos apontados autores, seria caso de ação privada por parte do proprietário”.

Os jovens trabalhadores buscam agora a justiça contra a tortura que sofreram. Francivaldo e Maurir fizeram um boletim de ocorrência, contra os abusos dos policiais, mas o processo segue parado.

Brigada Amazônia

Seguimos em rota pela Amazônia e centro-oeste do Brasil, nas regiões mais atingidas pelo desmatamento, incêndios criminosos e pelo descaso do governo. Acompanhe nossa cobertura e ajude a financiar. Esse projeto só é possível com seu apoio. Contribua agora!