Foto: Ana Paula Vargas

Por Ana Paula Vargas – Tricontinental Brasil

Manifestação em frente ao Consulado do Brasil em São Francisco, na Califórnia, reuniu nesta sexta-feira, 18 de janeiro de 2019, representantes de organizações de defesa do Meio Ambiente e dos direitos indígenas. Membros do Amazon Watch, Idle no More, Indian People Solidarity for Change, Women’s Earth Climate Action Network, estudantes e ativistas protestaram contra o governo de Jair Bolsonaro e suas ameaças contra a Floresta Amazônica e os territórios indígenas. Mais de 35 mil assinaturas foram recolhidas e entregues ao Cônsul brasileiro em uma petição junto com uma carta ao presidente Bolsonaro.

 

“Nos reunimos para falar contra o genocídio brutal dos povos indígenas e a devastação da Amazônia. O governo brasileiro precisa ouvir alto e claro que “It’s not ok!”. Nós estamos atentos e não vamos permitir que eles destruam os direitos humanos e a dignidade destes povos”, afirmou Maria Xiomára Dorsey, uma das organizadoras do evento, membra do Idle no More San Francisco Bay.

 

A Amazon Watch, instituição que atua na proteção da Amazônia desde 1996, foi uma das parceiras na organização do ato. Christian Poirier, diretor da instituição sediada em Oakland, Califórnia, estava presente na manifestação. Ele reforçou a importância destes atos como uma forma de dar visibilidade ao apoio internacional ao movimento de resistência contra o governo de Jair Bolsonaro. “Nós estamos muito preocupados com os ataques aos direitos humanos e ao Meio Ambiente que este novo governo já está colocando em curso, ameaçando não apenas as comunidades locais, mas o mundo inteiro. Temos que reagir e mostrar que não aceitamos isso e que internacionalmente nós também temos poder, por meio da rede de solidariedade e apoio aos movimentos brasileiros, para fazer diferença no Brasil, assim como fazemos em qualquer lugar do mundo. Nós temos voz e vamos usá-la”, finalizou Poirier.

Outros atos em frente a Embaixadas e Consulados brasileiros já estão sendo organizado e devem acontecer em breve, em diferentes cidades americanas.

Foto: Ana Paula Vargas

Vídeos e fotos disponíveis na página da comunidade no Facebook, Action Brasil